CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Banco de Dados: Consultores

Ir para baixo 
+3
Guilherme P. Zim
Lucas
Arthur M. C. De Gregorio
7 participantes
AutorMensagem
Arthur M. C. De Gregorio

Arthur M. C. De Gregorio


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 31
Localização : Florianópolis

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQui Out 01, 2009 9:27 pm

Olá pessoal,

Estamos trabalhando em um projeto de melhorias no processo seletivo de consultores, e tivemos a idéia de montar um banco de dados, idéia semelhante ao banco de dados para fidelização de clientes. A nossa idéia consiste na criação de tal banco de dados, no qual os interessados em serem consultores externos poderiam se cadastrar a partir da entrega de currículos na CONAQ. A partir de tal cadastramento, os dados desse consultor seriam adicionados no banco, ajudando assim na hora da escolha do consultor. Creio que tal ferramenta ajudaria na agilização do processo seletivo, no qual a CONAQ não teria que avaliar dados repetidamente, a cada processo seletivo, mas sim poderia entrar em contato com o candidato a consultor, e não ao contrário, havendo já uma "pré-seleção" de tal indivíduo. Poderiamos incluir no tal banco dados básicos, como nome, telefone, e-mail, entre outros, e também dados relacionados a competências, como cursos realizados (havendo separação nesse banco, por área de atuação), fase de curso (talvez número de matrícula, já que histórico de matérias concluídas é inviável de atualizar), e experiências profissionais. Caso nestas experiências profissionais haja algum trabalho realizado anteriormente para a CONAQ, poderiamos incluir também algum comentário sobre o trabalho de tal indivíduo, facilitando assim na hora da comparação, avaliando resultados já obtidos. A definição deste banco de dados poderia acarretar em uma melhor seleção de consultores, em uma economia de tempo na hora da avaliação de tais competências do candidato, e também uma economia de tempo relacionada a coleta de informações e divulgação do processo. A divulgação poderia ocorrer pela apresentação de tal ferramenta às fases alvo (que possuem alunos já capacitados a serem consultores), mas isso já seria uma idéia para a aplicação do processo.
Gostaria que os membros que pudessem, comentassem sobre o que acham da idéia, se possível sugerir ao máximo informações adicionais para o banco, e também ajudar na avaliação da pertinência das informações já citadas.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQui Out 01, 2009 10:35 pm

Olá.
Tem um tópico sobre o assunto, quem sabe você consiga aproveitar alguma cosia de lá.
O link é https://conaq.forumeiros.com/marketing-f4/banco-de-dados-de-consultor-t117.htm?sid=355c92a75ba2cf97aa8ef5bee9d80bbc .
Só para não desperdiçar o post, acho a idéia muito boa.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme P. Zim




Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/10/2008

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQua Out 07, 2009 10:04 pm

muito bom o recado do Lucas, lá contem algumas discussões que já foram realziadas para este ponto.

Para o banco de dados, seria interessante utilizar o site como ferramenta de cadastro de curriculos, mas isso seria depois da reformulação do mesmo, que será feita com o lançamento do novo logo.

Seria interessante se informar no departamento, se temos como ter acesso ao historicos dos alunos do eqa que já fizeram tais matérias, isso seria conversado com a Cris ou sueli, o interessante disso seria que quando surgisse um projeto com tal materia de pré-requisito, nós entrariamos em contato com eles, e receberiamos todos os contatos de alunos que fizeram tal matéria.

no mais, os outros dados são dados basicos, como telefone, curso, nº matricula, se trancou a faculdade, observações, telefone, e-mail
Ir para o topo Ir para baixo
gustavao

gustavao


Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/09/2009

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQua Out 07, 2009 11:34 pm

Olá galera,

Penso que podemos ir alem de graduação nesse ponto... Podemos criar uma cultura de "sou consultor e voce?" na galera! Quanto mais pessoas conhecerem o papel de um consultor, a quantidade de informação que agrega, o contato com o mercado, mais teremos material humano para escolher. Uma camiseta de, por exemplo: fui consultor conaq e voce? ou algo parecido seria uma ideia. Outra seria um banco de dados de competencias: dados como cursos externos, habilidades, competencias, algo alem da graduação, notas, materias....

é isso, qualquer duvida estamos ai!
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQui Out 08, 2009 8:05 am

Concordo que nesse banco de dados o ideal seria colocar também sobre competências. Assim entraríamos em contato com os consultores que possuem o perfil e habilidades necessárias para aquele projeto.
Esse banco de dados deve ser atualizado semestralmente (devido 'as matérias da graduação) e também as competências e características do Consultor devem ser complementadas sempre que ele for chamado para uma entrevista ou tivermos algum dado de algum projeto que ele foi Consultor na Empresa.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur M. C. De Gregorio

Arthur M. C. De Gregorio


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 31
Localização : Florianópolis

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeSex Out 09, 2009 5:48 pm

Ok.
Obrigado pelas idéias pessoal, vou continuar trabalhando no projeto e considerando bastante esses comentários.
Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur M. C. De Gregorio

Arthur M. C. De Gregorio


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 31
Localização : Florianópolis

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Novos Avanços no Projeto   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQui Out 22, 2009 5:42 pm

A partir da realização de Benchmarking com a EJEP, obtivemos novas idéias quanto ao desenvolvimento do projeto, no caso, o refinamento do processo seletivo de consultores.
Eu e o Jan, meu parceiro nesse projeto, conseguimos chegar à decisão do melhor jeito de aliar o banco de dados, ao processo seletivo. A partir das idéias obtidas com a EJEP, chegamos a seguinte conclusão:

O processo seletivo visa uma seleção justa e confiável, que traga bons consultores para nossas trabalhar conosco. O fato de não haver muito conhecimento, por parte dos alunos, da definição de consultoria, pode os levar, muitas vezes, a um julgamento errado da oportunidade de trabalhar como consultores para a CONAQ. Visando o fim desse problema, idealizamos uma apresentação, no estilo CONAQ EM PAUTA, para explicar aos alunos o que é uma consultoria, o que é esperado de consultores na CONAQ, quais os benefícios diretos e indiretos de trabalhar com consultor, entre muitas outras coisas. Nessa apresentação, recolheriamos e-mails, e enviariamos o link URL de um formulário, feito no Google Docs, para preenchimento e cadastramento.
A praticidade do Google Docs, nos permite fazer um formulário a ser preenchido pelo aluno, onde ele nos informará tudo que precisamos para cadastrá-lo em nosso banco de dados. As informações, a partir desse preenchimento, cairiam automaticamente em uma planilha, feita pelo Docs, onde teriamos um banco de dados com atualização automática, não desgastando esforços manuais para isso. Basicamente, nas informações do aluno interessado constaria melhor meio de contato, facilitando-nos o contato, após o período de cadastramento, para convocação a um 'treinamento', dado pelos próprios membros, sobre os passos a serem dados pelo consultor em uma consultoria. Desse jeito teriamos consultores já treinados, e dispostos a atender-nos.
A partir daí, quando nos fossem encaminhadas consultorias, poderiamos avaliar os melhores candidatos à consultores, e verificar a disponibilidade para trabalhar no projeto durante o período em que ele acontecerá. Claro, quando me refiro aos melhores candidatos, considero a escolha de mais de um para contatarmos, como ação preventiva caso algum deles não tenha disponibilidade no referido período.


Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o projeto, não se prendendo ao banco de dados em si, mas ao projeto em geral. Sabemos que o PTC é essencial para uma boa seleção de consultores, os quais influenciam diretamente no desenvolvimento da empresa, e no alcance dos objetivos estratégicos.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQui Out 22, 2009 7:40 pm

Olá pessoal.
Eu acho bem interessante a idéia de uma palestra explicando como funciona uma consultoria pela CONAQ, o que é ser um consultor e tudo o mais.
Não sei se já é interessante iniciar o "treinamento", acho que antes de chegar nesse ponto de juntar alunos interessados a gente teria que explicar bem melhor o papel do consultor, para criar interesse. Talvez a palestra seja suficiente para isso, e daí nesse caso poderia continuar com o cadastro e o "treinamento". Porém talvez essa palestra não seja o suficiente, não sei o quão interessado o pessoal anda na CONAQ.
Não sei se fui claro.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeTer Out 27, 2009 3:41 pm

Eu acho que no momento que a CONAQ se encontra o essencial para ela é a divulgação do que é ser consultor. O PTC é algo que evoluiu ao longo dos anos para chegar ao treinamento que é hoje. Acredito que vocês poderiam conversar com os membros antigos da EJEP para se informarem como se deu as primeiras edições do PTC.

Penso que a CONAQ ainda não está tão madura, nem tem tantos interessados em consultoria no departamento, para realizarmos algo no estilo do PTC. O que é imprescindível hoje é a divulgação do que é ser consultor. Creio que a palestra não é o suficiente. Teríamos que ter um intensivo sobre o assunto antes da palestra, para divulgar a própria palestra! Se não as pessoas do EQA não comparecem.

Porém gostei bastante da ideia do google docs. É um formato bom de cadastramento que depois podemos inserir em nosso site.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur M. C. De Gregorio

Arthur M. C. De Gregorio


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 31
Localização : Florianópolis

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeTer Out 27, 2009 7:16 pm

Concordo com você Mai, acredito que a divulgação da prática de consultoria é algo essencial para o sucesso do processo seletivo. Já encaminhei um e-mail para a diretora de RH da EJEP, perguntando sobre as primeiras edições do PTC, e como se deu a resposta ao programa quando implementado na empresa deles.
A princípio, eu e o Jan, pensamos em uma divulgação em sala da apresentação de consultoria, seguindo desta apresentação e estímulo, e daí a entrega de informes com as informações para o cadastro no banco. Depois disso sim, aconteceria um treinamento, explicando mais detalhadamente o processo de consultoria, ensinando como se portar, a quem recorrer, entre outras coisas. Acredito que a diretoria mais qualificada para ensinar sobre tais assuntos é a diretoria de Projetos, mas o PTC ainda seria algo a ser implementado após o sucesso da esplanação sobre consultoria, como você expôs.
No momento possuimos uma apresentação em PPT pré-definida, apontando os pontos vantajosos de trablhar como consultor, no caso, a apresentação que seria dada aos alunos. A idéia de um intensivo, seria algo em divulgação, apresentação..? Penso que para atrairmos um público considerável para a apresentação sobre consultorias, deveriamos ter uma boa divulgação, caso contrário como citado, poucos alunos compareceriam.

Quero desde já agradecer a participação de vocês neste tópico, e agradecer pelas idéias.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme P. Zim




Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/10/2008

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQua Out 28, 2009 12:20 am

mandando bem pessoal..

é bem isso.. primeiro tem que o pessoal estar ciente do que é ser consultor e depois que isto estiver claro treinarmos eles para trabalharem com a gente..

Um passo de cada vez, os dois devem ser feitos, mas um deposi do outro e ai que entra, quanto tempo será que levariamos pra concientizar o pessoal do que é ser consultor para assim podermos treiná-los
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQua Out 28, 2009 12:09 pm

Muito legal tua ação rápida, Arthur! Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQui Out 29, 2009 10:23 pm

Também gostei bastante desse formato, e quero dar os parabéns pelo empenho e atuação rápida no projeto.
Respondendo a pergunta do Zim, não sei se é uma questão de planejarmos o tempo, acho que é mais ver como anda o pensamento dos alunos em relação a CONAQ e a ser consultor.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luisa Castro

Ana Luisa Castro


Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/10/2009
Idade : 37

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeSáb Out 31, 2009 10:17 pm

Olá Arthur!!! Gosteiii muito do projeto de vocês e fiquei até com vontade de participar da apresentação e treinamento dos consultores! hahaha. Acho que o banco de dados facilitará muito na seleção dos consultores!

Como parte da divulgação, fixar a idéia que o gustavo falou: Sou um "consultor e vc?!" para mim foi uma idéia excelente!! Fomenta os alunos a participarem do processo seletivo!!

E só uma sugestão a respeito da inclusão de competencias no banco de dados: para listar o perfil do candidato vc poderia definir uma lista com os requisitos que normalmente são necessários para a seleção de consultores, avaliando de 1 a 5 para cada consultor e alguma competencia importante que o consultor avaliado venha a apresentar e não estiver listada, vc adicionaria como uma competência extra no perfil do mesmo, ou adicionaria essa competencia no banco de dados posteriormente.

Uma dica se ajudar.. no meu projeto de "Análise de pré-requisitos para capacitação e desenvolvimento dos membros" foram listados vários requisitos necessários aos membros, talvez vc possa utilizar alguns deles para a definicao de competencias para os consultores também!
Espero ter ajudado! E obrigada pela participação e dicas também no meu projeto Arthur!
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme P. Zim




Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/10/2008

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeQua Nov 04, 2009 11:48 pm

esse comentario da ana é muito interessante, que pode ser feito as vezes uma pesquisa quais os pré-requisitos dos consultores para depois nos oferecermos cursos e palestrar para capacitá-los.
Ir para o topo Ir para baixo
Vini




Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/09/2009

Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitimeSáb Nov 28, 2009 4:08 pm

Primeiramente, parabéns pela iniciativa e também para a Diretoria de Marketing por ter pensando em tal projeto.

Vejo este Banco de Dados como um grande avanço para a empresa quando tratamos de processo seletivo de consultores. Estamos vendo constantemente a dificuldade que encontramos para selecionar graduandos para atuar na área de consultoria. Seja por causa do baixo número de inscritos ou também por não terem atendido aos pré-requisitos.

Dentro do departamento, como o Gustavão falou, a cultura de ser um "Consultor CONAQ" acho que não está bem expandida. Muitos não sabem e os que sabem não conhecem literalmente como é o trabalho realizado.

A ideia de elaborar um modelo de "CONAQ em Pauta" para consultores é muito boa e seria essencial. Deve ser bem trabalhado para avaliar quais pontos devem ser abordados e dar enfoque nos principais. Trabalhar também as pessoas para que se motivem a participar dos processos seletivos seria também uma forma boa de adquirir cada vez mais inscritos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Banco de Dados: Consultores Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados: Consultores   Banco de Dados: Consultores Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Banco de Dados: Consultores
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dados essenciais para cada diretoria - Banco de Dados
» Consultores - Mestrandos e doutorandos
» Banco de Dados de Consultor
» Banco de Dados : Clientes
» Banco de Dados de Clientes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Diretorias :: Marketing-
Ir para: