CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Banco de Dados de Clientes

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Mariane Bridi




Mensagens : 29
Data de inscrição : 09/10/2008

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeSex Out 10, 2008 12:19 am

Oi pessoal
Eu mandei um e-mail pedindo sugestões para o banco de dados de clientes,daí a Ana e a Má deram a idéia de abrir um tópico no forum. Tô abrindo então para que vocês dêem sugestões por aqui!

É muito importante a opinião de todos para que nosso banco de dados fique o mais completo possível.

Beijos
;D
Ir para o topo Ir para baixo
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeSáb Out 11, 2008 1:45 pm

Olá,

De uma forma geral tem alguns dados que seria interessante a gente coletar para poder depois definir um perfil dos nossos clientes.
Vou citar os que eu me lembro agora, se tiver mais algum depois eu posto denovo.

1 - Básico como nome do cliente, nome da empresa, telefone, e-mail, endereço...
2 - Indústria ou Comércio, não sei se Comércio é a palavra certa, mas por exemplo nós podemos aplicar BPF em bares e restaurantes, que não são indústria..
3 - Ramo da empresa - além de indústria ou comércio é interessante saber se é bar, restaurante, industria de tinta, industria de alimentos...
5 - Porte da Empresa - micro, pequeno, médio...
4 - Como descobriu a Conaq - site, indicação...
5 - Cliente novo ou retornando
6 - Projeto aceito ou negado

Que eu me lembro agora são essas, de repente também seria legal passar pro banco de dados as informações que vão ser coletadas no gerenciamento de clientes de marketing
Até mais
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeSeg Out 13, 2008 8:13 pm

Lembrei de mais um item que é bom ter no banco de dados... a data que o cliente fez contato, porque com isso conseguimos ver em que períodos do ano temos mais projetos e tal...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeQua Out 15, 2008 4:40 pm

Concordei com o André e ainda, o que me veio a cabeça agora, é colocarmos várias datas, por exemplo
- o cliente entrou em contato conosco no dia X
- entregamos a proposta no dia tal
-o cliente respondeu no dia Y
e assim, por diante, incluindo datas de pagamentos, pois assim, caso o cliente retornar, teremos um histórico do comportamento dele, para sabermos atuar de uma forma mais rígida (na questão de prazos ou não, por exemplo) ou natural.

Você vão fazer benchmarking com outras empresas? Acho que seria bem bom
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Tereza

Maria Tereza


Mensagens : 64
Data de inscrição : 24/05/2008
Idade : 34

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeQua Out 15, 2008 5:37 pm

Acho interessante colocar um item "observações" , pois pode haver algo pertinente que queira anotar a respeito do cliente e é preciso ter um espaço para isso

Gostei de todas as outras ideias citadas, tbm!
Ir para o topo Ir para baixo
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeQua Out 15, 2008 7:04 pm

Lembrei de outro item, que me parece óbvio agora mas que eu não lembrei antes...

Que projeto o cliente realizou com a gente, se foi desenvolvimento de novo produto ou alguma melhoria no processo ou sei lá eu. Com isso também podemos definir, independente do tipo de cliente, qual o tipo de projetos que mais realizamos...
Podemos até fazer alguns cruzamentos de informações.. como pra industria de alimentos os projetos tem uma tendência, pra industria química eles tem outra e assim vai
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeQui Out 16, 2008 8:08 am

Sim, concordo, André! Até porque podemos criar categorias específicas para depois fazermos um gráfico de quais os projetos que mais surgem e melhorarmos a CONAQ nesse tipo de projeto
Ir para o topo Ir para baixo
Davi

Davi


Mensagens : 31
Data de inscrição : 19/05/2008
Idade : 36

Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitimeQua Out 22, 2008 10:22 am

Outros pontos importantes a ser colocados no banco de dados:
1- Nome do Projeto. Ex: " Projeto Reuso" , " Projeto Achocolatado"
2- Membros da Célula. Ex: Cris(PJT), Leonardo(MKT), Eza(ADM)
3-Professor orientador. ( INDISPENSSÁVEL!! )


Por hora eram estes. Se eu lembrar de mais algum, eu coloco =)

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Banco de Dados de Clientes Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de Dados de Clientes   Banco de Dados de Clientes Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Banco de Dados de Clientes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Banco de Dados : Clientes
» Dados essenciais para cada diretoria - Banco de Dados
» Captação ativa de clientes
» Fidelização de Clientes
» Banco de Dados de Consultor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Diretorias :: Marketing-
Ir para: