CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Planilha da FEJESC

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Davi

Davi


Mensagens : 31
Data de inscrição : 19/05/2008
Idade : 36

Planilha da FEJESC Empty
MensagemAssunto: Planilha da FEJESC   Planilha da FEJESC Icon_minitimeQua Ago 20, 2008 2:23 pm

Olá pessoal.
Como sugerido, podemos aproveitar este espaço do forum para discutir este assunto. Podemos levantar algumas questões sobre a planilha: Ela está sendo eficaz nas consultorias? Ela é aplicada à Conaq? Qual a melhor maneira de se gerenciar os projeto? Etc, Etc...
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgomes




Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/10/2007
Idade : 42

Planilha da FEJESC Empty
MensagemAssunto: Planilha da FEJESC.   Planilha da FEJESC Icon_minitimeSáb Ago 23, 2008 7:06 am

Olá Davi,

Eu gostaria de primeiramente esclarecer alguns pontos sobre a planilha e depois sobre o gerenciamento de projetos para responder a sua pergunta. Primeiramente, toda vez que uma empresa realiza o seu planejamento estratégico, no final ela tem que avaliar também se a estrutura da organização está de acordo com o que ela está buscando, se não estiver, muitas vezes ela tem que passar por mudanças. A FEJESC, quando foi criada a planilha, possuia o que nós chamamos de gestão por projetos, ou seja, é uma estrutura aonde você segue o modelo de escritório de projetos proposto pelo PMI, o que se encaixava perfeitamente com a estrutura e a forma de trabalho que o Fábio quando era presidente da FEJESC utilizava. Porém, em uma organização, o que os grandes mentores do gerenciamento de projetos recomendam, e isso eu posso citar tranquilamente pois eu fiz o curso no Senai com um deles, é que a empresa tenha não só uma estrutura total por projetos, ou apenas um escritório de gerenciamento de projetos, pois uma empresa é formada também pelos seus processos, que são todas aquelas atividades que se repetem dentro da mesma. O que recomenda-se é que a empresa tenha uma estrutura matricial, com um escritório de gerenciamento de projetos, assim, a empresa poderá tanto controlar os seus projetos, sejam eles internos ou externos, quanto os processos. Como o Fábio pegou uma FEJESC que precisava começar a se reestruturar, pois todo o conhecimento de gestões anteriores foram perdidos e por isso que enfatizamos tanto a gestão do conhecimento a vocês novos membros, para a FEJESC só a estrutura por projetos se encaixava perfeitamente. Após isso, Ele elaborou um treinamento para as empresas juniores e disponibilizou a planilha para todas as empresas juniores que quizessem utiliza-la. A maior parte das empresas juniores adorou a idéia, pois nenhuma possuia nada tão bem estruturado que representasse as práticas referência no gerenciamento de projetos, ou seja, as práticas do PMI. A maior parte das empresas juniores adotou utilização da planilha, pois era a primeira ferramenta que tornava o controle do trabalho delas bem profissional. Porém, com o passar do tempo e com o amadurecimento e conhecimento maior em gerenciamento de projetos, as Empresas juniores viram que a planilha da FEJESC, não se aplicava tão bem as consultorias, a não ser que ela passasse por adaptações e cada empresa soubesse a melhor forma de utiliza-la.Dessa forma ela ajudaria, caso contrário não. As empresas também perceberam que ela se aplicava muito bem a projetos internos da empresa, pois os projetos internos se adptam muito bem com a planilha. Passado esse período de experimentãção e adaptação, algumas empresas juniores começaram a desenvolver as suas próprias metodologias baseadas no PMBOK , tanto que você mesmo pode ver que a EJEP já tem uma , que surgiu de um projeto interno da empresa no qual eles desenvolveram a própia metodologia para gerenciar as consultorias. Outra empresa que possui um bom gerenciamento de projetos, é a ESAG Jr., que também possui a própia metodologia. Vendo isso, o pessoal da gestão 2007/2008 da CONAQ definiu no planejamento estratégico que a melhor saída era que nós criassemos também a nossa própria metodologia e pra isso nós precisamos definir agora como será feito esse estudo e a criação da mesma. Bom Davi, eu sei que o texto é grande, mas eu espero ter respondido a sua pergunta. Qualquer outra dúvida, ou se você quiser conversar um pouco mais sobre o gerenciamento de projetos e a estratégia da empresa, pode me procurar.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Planilha da FEJESC
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Planilha da FEJESC
» Prêmio Fejesc- EDITAL DE CASES
» Processo Seletivo DirEx- Diretoria Executiva da FEJESC

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Diretorias :: Projetos-
Ir para: