CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 SAEQA

Ir para baixo 
+3
Jan Buatim
Vini
vala
7 participantes
AutorMensagem
vala

vala


Mensagens : 25
Data de inscrição : 04/06/2008

SAEQA Empty
MensagemAssunto: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeTer Abr 13, 2010 9:16 am

Bom dia Equipe,


A SAEQA vem crescendo a cada ano e ganhando cada vez mais espaço dentro de departamente e consolidando sua imagem de evento acadêmico sério e focoda para suprir necessidades que são falhas dentro da nossa graduação.
Vejo que a CONAQ deveria participar desse crescimento e fazer um jogo de ganha-ganha, entretanto a questão que gostaria de discutir com vocês é o que a CONAQ quer e pode oferecer a SAEQA.

Postem aqui todos os tipos de opiniões por mais estranhas que pareçam, o que precisamos é de insumo para uma boa discução / decisão.


Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Vini




Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/09/2009

SAEQA Empty
MensagemAssunto: Re: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeTer Abr 13, 2010 7:22 pm

Muito bem lembrado Walla!

Penso que a CONAQ poderia oferecer um mini-curso com um assunto bastante variado e atrativo.
Ainda não reuni algumas ideias, mas acho que podemos pensar bem nisso e realizar um projeto para que se torne realidade.

Quem tiver alguma opção de assunto já pode se mobilizar para discutirmos.
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

SAEQA Empty
MensagemAssunto: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeTer Abr 13, 2010 8:10 pm

Eai pessoal,

Seguem idéias quanto o que a CONAQ pode oferecer e o que ela tem a ganhar com isso:

- MESA REDONDA ; Indispensável para se mostrar presente no EQA opinando e discutindo com todos os mesários. A CONAQ ganharia visão perante ao departamento e outras instancias do EQA.

- Palestra de Empreendedorismo ; CONAQ e Empreendedorismo tem tudo a ver. Segundo a definição de Empreendedorismo, que no dicionário diz "Colocar idéias em prática, empreender." é o que fazemos por aqui. Surgem mil e uma idéias de como executar cada tarefa que nunca tinhamos visto antes e agora temos que coloca-la em prática de algum jeito! Ta aí, CONAQ evoluindo nossa habilidade de empreender.
Bom, interessante seria procurar um grande empreendedor para dar uma espécie de palestra motivacional e orientadora quanto como e quando empreender e relacioná-la com a CONAQ. (CONAQ que organizou tal palestra)
A Palestra seria organizada, então, pela SAEQA em parceria com a CONAQ , isto é, se possível por parte da organização da SAEQA fazermos parte dessa organização.
Ganhariamos com isso um olhar de "vou aprender a empreender com a CONAQ", ganhando não só possíveis novos membros, como as empresas que aqui viriam apresentar suas palestras estariam tomando conhecimento da CONAQ.

- Palestra sobre o que é MEJ, BJ, CONAQ e o mundo EJ na UFSC ; Numa espécie de formato de dia C (sem as brincadeiras) mesclado com um CONAQ em pauta.
Teria esta palestra como objetivo introduzir o MEJ no conciente dos participantes da SAEQA. A palestra seria curta e não-obrigatória...

Bom, é isto,

Se alguma idéia surgir seria legal citar em um estilo parecido ( idéia - o que a CONAQ tem a oferecer - o que a CONAQ vai ganhar com isto ).

Abraçoss
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

SAEQA Empty
MensagemAssunto: Re: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeQua Abr 14, 2010 12:24 am

Olá pessoal.
Eu acho que seria bem interessante apresentar algum case de algum projeto externo nosso. Não precisa ser muito detalhado, pode ser coisa curta, mas acho que é bem legal esse tipo de coisa.
Na ESAG, sempre que surge oportunidade a ESAG Jr. pede um tempinho de aula para relatar algum projeto finalizado, e eu acho esse tipo de atitude bem interessante, pois desperta vontade de saber mais sobre a empresa junior em si. Acho que a oportunidade que a CONAQ tem de fazer isso é na SAEQA.
Outra coisa que eu acho bem legal que já citaram é a mesa redonda. Se não tiver como nós participarmos diretamente, talvez levar algum ex-membro da CONAQ que já esteja no mercado de trabalho possa ser muito válido mesmo, pois ele poderia explicar melhor que nós talvez o diferencial que foi a CONAQ para sua carreira.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Japa

Rodrigo Japa


Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/05/2008

SAEQA Empty
MensagemAssunto: Re: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeQua Abr 14, 2010 11:33 am

Gostei das duas idéias: Contribuição numa mesa redonda e sobre a palestra de empreendedorismo.

Na mesa redonda poderíamos trazer profissionais que já fizeram parte da CONAQ e que agora estão atuando no mercado. Temos exemplos de pessoas recentes que estavam aqui e que agora estão bem sucedidos, como Shiniki, Eli, Oberziner... e que eles viriam aqui com todo o prazer falar sobre como é a rotina deles agora de trabalho, como foi o estágio deles, como foi sua experiência na empresa e o que ela contribuiu para que eles chegassem onde estão. Divulgaríamos a importância da participação em uma EJ e ainda traríamos a realidade do mercado de trabalho aos participantes da SAEQA.

Para a palestra sobre empreendedorismo, poderíamos chamar o pai da Tati, que dentre outras coisas fundou o CA de economia da UNICAMP. Ela pode falar melhor sobre o que ele faz e o que ele fez. Ou o Rubião também.
Ir para o topo Ir para baixo
Luísa

Luísa


Mensagens : 47
Data de inscrição : 14/05/2008
Idade : 35
Localização : Florianópolis / Joinville

SAEQA Empty
MensagemAssunto: Re: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 10:40 am

Olá pessoal,

gostei das idéias.

Concordo com o Lucas em relação a apresentação de um CASE, ao invés da palestra eu sou mais a favor da apt. do case.

Outra coisa, assim como o Vini falou de um mini-curso, fazer um mini-curso abordando os seguintes temas:
* MEJ
* como ser e por que ser um consultor externo e membro da conaq
* o futuro de um empreendedor junior após a carreira estudantil, isto é, um pós-junior.

Eu ainda não acho muito interessante a mesa redonda, sou mais de por essas pessoas num dia de mini-curso e eles debaterem e explicarem sobre o ultimo topico que coloquei como exemplo de mini-curso (pós-juniores).

Ou ainda, se der tempo na SAEQA, colocar UM dia só de empreendedorismo, ai sim poderia ter a palestra (ou o case) e um mini-curso: tipo a palestra (ou o case) pela manha cedo e no meio da manha e a tarde toda o mini-curso.

acho que é isso, bjos
Ir para o topo Ir para baixo
Mariane Bridi




Mensagens : 29
Data de inscrição : 09/10/2008

SAEQA Empty
MensagemAssunto: Re: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeQui maio 13, 2010 2:43 pm

Oie!

Eu gostei da idéia da mesa redonda, e da sobre o que é MEJ, BJ, CONAQ e o mundo EJ na UFSC, mas acho que seria legal tentarmos viabilizar que essa fosse uma das palestras gerais e obrigatórias, pois assim alcançariamos um público maior. Na minha opinião, na SAEQA é interessante fazermos algo mais amplo assim pois a maioria do pessoal que participa não conhece muito sobre o MEJ por isso acho legal gerar esse "primeiro" contato.

O mini- curso seria interessante também, mas daí acho que poderia ser sobre "engenheiro empreendedor", abordando as oportunidades que um engenheiro poderá encontrar quando se formar, voltado mais para esse área de empreendedorismo e não tanto para a área técnica do curso e abordar um pouco em que aspectos a EJ prepara os membros para essa vida pós- formatura.

Seria legal definirmos isso logo, para podermos viabilizar essa participação da CONAQ na SAEQA desse ano, antes que seja tarde.
Walla, você que já foi da organização, temos que entrar em contato com o pessoal até quando?

Bjo.
Ir para o topo Ir para baixo
Luísa

Luísa


Mensagens : 47
Data de inscrição : 14/05/2008
Idade : 35
Localização : Florianópolis / Joinville

SAEQA Empty
MensagemAssunto: Re: SAEQA   SAEQA Icon_minitimeDom maio 16, 2010 2:44 pm

Gostaria de saber como anda essa articulação CONAQ X SAEQA!
Mandem noticias por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





SAEQA Empty
MensagemAssunto: Re: SAEQA   SAEQA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
SAEQA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SAEQA
» PARTICIPAÇÃO NA SAEQA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Outros :: Outros temas-
Ir para: