CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Relacionamento com Professores

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSex Out 02, 2009 2:36 am

Olá pessoal,

Sou trainee da diretoria de Marketing e estamos trabalhando em um projeto que procura aproximar os professores da empresa CONAQ.

A idéia principal do Projeto é realizar um Video Institucional, introduzindo o MEJ aos professores do EQA, dando um breve histórico do movimento desde o surgimento, a sua vinda para o Brasil, até a sua implementação na UFSC e na CONAQ (IDEIA: fazer um take específico para cada professor, uma vez que o gustavão deu a dica de tratar cada um individualmente).
Seguindo o histórico, viria uma apresentação do panorama das EJs no Brasil e no mundo, breviamente claro, e depois do panorama, apresentar como é o perfil do acadêmico ingressante em uma EJ VERSUS um membro egressante, ou seja, o que o MEJ realmente acrescenta para a carreira de um aluno. (IDEIA: deixar depoimentos de alunos que já participaram do mej E também de alunos q participaram como consultores).
Seguindo o refinamento do material humano, colocaria a seriedade com que a empresa é tratada mesmo sendo composta de estudantes muitas vezes amigos, Datando em vídeo as Reuniões Gerais e as Reuniões das respectivas diretorias individualmente e também takes de dentro da sede (claro, com o pessoal devidamente uniformizado).
Seguido da questão seriedade com o trabalho, viria o que de bom a empresa tem a acrescentar para a faculdade, para o curso e para os professores, mostrando graficamente a ascenção de procura/qualidade de um curso/faculdade relacionada com a implementação do MEJ em tal(is).
Uma idéia bacana de conclusão ainda está pendente.

Estou confeccionando um ppt com a narração escrita junto com imagens que farão parte do vídeo. Semana que vem vou deixar o arquivo no pc da CONAQ para que todos possam ver.
Precisaria também da colaboração de todos virem uniformizados para fazer takes em uma ou duas RGs e uma reunião de cada diretoria, mas quando for gravar (provavelmente na semana do dia 07/10 semana que vem) eu mando um e-mail pro conaq geral avisando com antecedencia!!

Bom, espero que tenham gostado da idéia e qualquer sugestão será MUITO bem vinda!!!

Obrigado galera!
Ir para o topo Ir para baixo
gustavao

gustavao


Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/09/2009

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSex Out 02, 2009 11:20 am

ola jan,

A ideia do video é muito boa mas não consigo compreender onde ela seria aplicada, diretamente, nos professores. Criar o video institucional é uma ideia fantastica, todas as grandes empresas usam essa ferramenta, mas não entendi onde os professores entrariam nesse contexto. Voce chamaria todos para apresentar? voce enviaria por email? voce deixaria na secretaria?
Na minha opinião os professores deveriam ser abordados diretamente e constantemente, levando em consideração um nivel de "chatice" é claro. Ele deve conhecer o movimento e entender que a empresa é ligada diretamente a instituição onde eles fazem parte. Eles não estão prestando consultoria, nao estão deixando de ganhar dinheiro por ajudar e sim ensinando os alunos .Penso que é isso que eles mais "brigam" com a conaq, acham que roubamos ideias e "dinheiro" deles.
Uma ideia é a criação de um "nivel de atuação" dos professores. O que seria? criar um grau de comprometimento das ideias dele em relação a conaq. Exemplo: se a consultoria é facil, podemos fazer com nossa graduação, nao é uma inovação gigante, explicamos que ele precisa somente de um auxilio. Se é uma ideia nova, explicamos que precisamos de ideias e de um auxilio maior. Desse jeito mensuramos e criamos uma escala de comprometimento. Assim, até mesmo aqueles professores que ão tem tempo nem pra pensar poderiam estar em contato com a conaq. Depois desse contato, coisas maiores poderiam ser abordadas, ele já estaria inserido na empresa.

Bom, escrevi demais, fo mal!! ahahah
Abraço e qualquer duvida estamos ai!!
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSex Out 02, 2009 5:45 pm

Então, eu tinha comentado com a Mari e com o Arthur essa idéia de mostrar pro professor o que a CONAQ tem pra acrescentar pros professores e que os professores estão não só colaborando mas ensinando muito os alunos através de pequenos (as vezes nem tao pequenos assim) auxilios e dicas nos laboratórios. Foi mal, a idéia principal do vídeo eu não mencionei no post!
Mas, gustavão, esse negócio dos pequenos e médios auxilios vão calhar muito bem na criação do vídeo! Obrigado cara!
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSex Out 02, 2009 5:47 pm

e ah, o vídeo seria entregue em mãos através de pen drive/dvd pros professores, individualmente, com uma parte do vídeo dedicada a cada professor (1-2 minutos) e seu respectivo laboratório. Isso arrumaria na edição do vídeo! Valeu
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSex Out 02, 2009 5:49 pm

Sobre mensurar o auxílio do professor, MUITO BOM!!! Acho que os professores vão se interessar muito por esse fator! Valeu Gustavão!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 35

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeDom Out 04, 2009 3:22 pm

Eu não sei o quão interessante seria focar uma parte do vídeo no histórico do MEJ como um todo. Quem sabe seria mais interessante focar em resultados que o MEJ brasileiro já alcançou do que no seu histórico.
EM relação as outras questões, muito bom!
Sugestão: vocês planejaram fazer benchmarking com outras EJs para analisarem seus vídeos institucionais e seus vídeos de agradecimento/homenagem aos Professores? Quem sabe seria interessante.
Beijo
Ir para o topo Ir para baixo
Felipinho

Felipinho


Mensagens : 19
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 39

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSeg Out 05, 2009 6:56 pm

Talvez convocar uma reunião com os professores do Depto ao invés de entregar os videozinhos para cada um. Acredito que fica mais profissional e passa mais credibilidade. Nessa reunião apresentar-se-ia alguns projetos já realizados, a importância da EJ para a formação do Aluno e principalmente a importância da atuação do professor na orientação dos trabalhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSeg Out 05, 2009 7:04 pm

Tinha pensado em fazer uma reunião com todos os professores mas imaginei ser difícil reunir todos eles em um mesmo horário. Se for possível melhor ainda. Valeu pela simplicidade em citar os 3 tópicos a serem abordados Felipinho! Me ajudou a organizar mais a apresentação.
Ir para o topo Ir para baixo
Felipinho

Felipinho


Mensagens : 19
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 39

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeSeg Out 05, 2009 7:10 pm

É verdade, não haverá condições de reunir todos os professores.
Se a apresentação for curta ( até 20 minutos) talvez fosse possivel em uma reunião de Depto, aonde muitos professores são obrigados a ir. Se não, talvez fazer uma pesquisa com eles sobre a possibilidade de comparecer um dia a noite e a partir disso nortear os trabalhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeTer Out 06, 2009 1:07 am

Mai, amanhã vou colocar isso na planilha de gerenciamento do projeto!
Lembrei do benchmarking e esqueci duas vezes! Brigadão

Aí já busco informações dos resultados que o MEJ já alcançou.

beijo
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 35

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeTer Out 06, 2009 8:11 am

As vezes poderiam colocar no vídeo Ex-Empresários Juniores e onde eles estão agora (os bem colocados, claro).

E sobre reunir todos os professores, acho bem difícil.
A ideia da Reunião do Departamento poderia acontecer e o vídeo deve ser curto, independente se ele irá ser apresentado em uma reunião ou entregue para cada Professor.
Acho 20 minutos algo muito longo. Os professores irão parar de ver o vídeo antes dele chegar na metade.
Ir para o topo Ir para baixo
Felipinho

Felipinho


Mensagens : 19
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 39

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeTer Out 06, 2009 1:17 pm

Também concordo que 20 minutos de video é muito tempo. Os professores ficarão entediados.

Quando mencionei 20 minutos, eu quis dizer incluindo uma pré apresentação e após o video uma conclusão.

Acho que em torno de 6 minutos de video é suficiente. Os outros 14 minutos seriam ultizados para a introdução e o porquê de estarmos ali e para finalizar o assunto dizendo o que queremos mostrar com essa ação.
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeTer Out 06, 2009 10:11 pm

A minha idéia era de um video de 5 a 10 minutos de duração. Semana que vem começo as filmagens!
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme P. Zim




Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/10/2008

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeQua Out 07, 2009 10:50 pm

nossa fiquei inconformado agora, escrevi um texto gigante e ele não foi, e eu não salvei, mas beleza escrevo denovo!!

Cara! A ideia do ideo é muito boa, uma forma alternativa e interessante de passar informações para os professores.

Mas agora eu pergunto, Apenas o video vai aproxima os professores da CONAQ o tanto que a gente está querendo? nem o quanto que a gente esta querendo, mas o quanto a gente esta precisando?

Relacionamento com os professores funcionam mais ou menos como fidelização de cleintes, mas o cleinte é o professor, o que seria isto, é a gente manter um vinculo CONAQ <-->PROFESSOR, e isso como é formado através de atitudes.

O projeto de voces é uma atitude! o que ele vai gerar? Processos que serão realizados com certa frequencia para que ocorra um relacionamento legal. O video poderia se tornar um processo, todo ano a gente mandar um video para eles, mas veja, nãoe sta soando como uma ferramenta o video, o impacto dele é bem diferente do que mandar uma papel escrito. Mas voces analisaram nossas necessidades

Vejamos, como vamos avaliar as nossa necessidades dos professores, a melhor forma q se tem é aplicando um questionario, direto e rápido, mas os professores vao ficar respondendo e-mail ou no papel varias pergutnas,vao fazer isso feliz? Não! Então semestre passado eu tinha a ideia de fazer isto na forma de conversa, que seria mais discontraida e tentar retirar o maior numero possivel de explos e porques.

Eu tenho anotado alguns pontos interessantes a gente ter dos professores, como:

Voce sabe o que a conaq é? O que ela faz?
o que voces esperam da gente?
esperam iniciativas nossas?
como encaram brindes?
deixar os professores cintes o nosso trabalho atrairia mais a atenção deles?
ao pedir(ajuda/auxilio/participação)dos professores como eles encaram isso?
-perda de tempo
-grande interesse em ajudar
-mais um problemas
-voces roubam meu trabalho
-ajudo mas nao quero me envolver
O que eles acham do alunos que participam do movimento?
-vão mal na graduação
-chegam atrasado
-são perfeitos
-brincam de trabalhar
-perdem tempo de estudo
-é so festa

Gostaria de melhorias no relacionamento PROFESSOR-CONAQ?
Tem interesse em ajudar? De que forma?
-Orientador
-incentivando seus alunos a entrar e trabalhar
-Indicando amigos

Indicaria nossos serviços à um amigo?
Professor aconselharia um aluno a entrar na CONAQ?

estes são alguns pontos, alguns repatidos, mas são os que agente tem que tocar, pedir para que sejam sinceros, e vamos ter alguns que serão até demais hauha, mas isso é muito bom, é mostrar para eles que estamos preocupados com essa distancia, e que precisamos deles para muitas coisas, e que estamos ali pra aprensder e crescer!

outras medidas que podem ser tomadas, é ter uma forma de a gente dar parabens para os professores nos aniversarios. com um membro indo la pessoalmente entregar um cartão para o professor.

Ir la bater papo sobre assunto, ver se está tudo ok, esta faltando alguma coisa.

Então o que eu quero deixar claro para voces é para nao se prenderem à uma ideia, vejam tudo que pode ser feito, e dps façam uma filtragem.

É isso então, qualquer dúvida vamos la!
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeQui Out 08, 2009 12:09 am

Eu tive uma idéia;
um poster semestral no mural do segundo andar do EQA (acredito que os professores olham este mural com frequencia) relatando:
- as consultorias realizadas e uma breve explicação dela.
- o professor que assinou cada consultoria.
- uma frase de agradecimento a cada um e, se houver brindes, qual o brinde que o professor recebeu.
- um gráfico simples comparando o semestre anterior com o que acabou de se concluir com tres quesitos; movimentação de caixa (não precisa ser em números mas sim em percentual positivo ou negativo), número de consultorias "ameaçadas", número de consultorias realizadas.

acho que isto mostrará um pouco de gratidão e comprometimento com os tais, claro isto é só o esboço da idéia da criação de mais um processo.

Zim, COM CERTEZA incluirei um questionário e a idéia do aniversário.
Estou priorizando a criação da fidelização deles agora!
Ir para o topo Ir para baixo
Jan Buatim

Jan Buatim


Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 34

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeQui Out 08, 2009 12:11 am

um outro quesito que pode ser incluso neste gráfico é o número de professores contribuintes comparando com o numero deles no semestre anterior
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme P. Zim




Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/10/2008

Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitimeQui Out 08, 2009 1:56 pm

Muito bom Jan,

Legal a forma que você explicou na nossa reunião de MKT,

Pegou bem a idéia da coisa!

Toca o projeto!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Relacionamento com Professores Empty
MensagemAssunto: Re: Relacionamento com Professores   Relacionamento com Professores Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Relacionamento com Professores
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Brinde para professores
» Sugestão para contato com professores
» professores que receberão os brindes de final de ano

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Diretorias :: Marketing-
Ir para: