CONAQ Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC |
| | Consultorias | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Amanda
Mensagens : 63 Data de inscrição : 15/10/2008 Idade : 33
| Assunto: Consultorias Ter Jun 02, 2009 10:56 pm | |
| Esse tópico é para prevermos todos os erros que podem acontecer nas consultorias: usem suas imaginações e postem os problemas que você sabem e que imaginam que podem acontecer no decorrer dos projetos de consultoria. E o mais importante: pensem também em possíveis soluções para esses problemas, e quaisquer outras melhorias!
Não precisa ser nada elaborado, é um brainstorming, então, coloquem o que der na telha!
Beijos, e conto com a participação de todos! | |
| | | Luísa
Mensagens : 47 Data de inscrição : 14/05/2008 Idade : 35 Localização : Florianópolis / Joinville
| Assunto: Re: Consultorias Qua Jun 03, 2009 12:04 pm | |
| Oi Amanda,
Então eu penso que os possíveis problemas são: * atraso nas matérias primas, e as soluções são no período de planejamento colocar alguns dias a mais no cronograma e também ir cobrando sempre dos fornecedores os materiais. * falha na comunicação: outro erro que pode acontecer é o gerente não passar tudo para o administrativo e este entregar o orçamento além do período máximo de entrega ( 5 dias úteis) e/ou entregar errado. Acho que uma solução é ADM fazer o orçamento junto na reunião da célula, na verdade isso já é feito, mas não custa lembrar. * mau planejamento: o gerente pode planejar uma coisa e passando as atividades ele percebe que faltaram algumas coisas, por exemplo, pesquisas e mais análises. Uma solução que vejo, é pesquisar MUITO antes, por exemplo, matérias primas, processo de fabricação, clientes; e analisar e fazer um cronograma com datas bem espassadas, podendo ser assim acrescentado as atividades faltantes. No momento é isso que penso, tem mais. Se lembrar eu escrevo aqui.
| |
| | | Lucas
Mensagens : 39 Data de inscrição : 10/05/2009 Idade : 34 Localização : Florianópolis
| Assunto: Re: Consultorias Qua Jun 03, 2009 11:36 pm | |
| Olha, eu sei que eu sou só um treinando, e de qualidade, não tenho nada a ver com a célula de projetos, mas eu discordo um pouco do que a Luisa falou, na questão de fazer as datas mais espassadas. Nunca executei um projeto, mas no nosso treinamento nos foi dito que o tempo planejado é tempo gasto. O problema daí, é que se for espassar muito as datas, o projeto vai se desenvolver muito morosamente, poderia ser mais rápido, mas acaba não sendo. Não sei se eu fui claro. Também não sei se tenho razão nesse ponto, já que estou partindo de teoria somente. E desculpa não levantar a questão do tópico, realmente não consigo pensar em problemas de algo que eu nunca fiz. Se surgir alguma idéia eu posto aqui. | |
| | | Davi
Mensagens : 31 Data de inscrição : 19/05/2008 Idade : 36
| Assunto: Re: Consultorias Qui Jun 04, 2009 10:26 am | |
| Eu acho que a Luisa deu uma ideia bem interessante sobre os problemas. Uma solução que eu vejo em relaçao aos atrasos de fornecedores, é na hora de fazer o planejamento, o gerente poderia entrar em contato com eles e perguntar quanto tempo leva em media a entrega das materias primas, ai entao o gerente coloca esta informaçao no seu planejamento para calcular o tempo. Pois este atraso de fornecedor é uma coisa que o gerente nao tem como controlar depois que foi feito o pedido, a unica coisa que pode ser feita é ligar periodicamente aos fornecedores cobrando do atraso da entrega.
Abraços | |
| | | Maria Tereza
Mensagens : 64 Data de inscrição : 24/05/2008 Idade : 34
| Assunto: Re: Consultorias Qui Jun 04, 2009 8:06 pm | |
| Lucas, muito obrigada pela sua opinião! Não importa se está certo ou errado, a gente sempre tem que colocar nosso ponto de vista e levantarmos uma discussão.
Eu tbm posso estar errada, mas eu discordo de vc. É melhor termos um tempo um pouco a mais no planejamento e terminarmos antes, do que planejarmos no tempo "correto" e atrasarmos o projeto. No caso de matérias primas, se elas chegassem antes, não acredito que isso faria com que o projeto se desenvolvesse mais lentamente.
Outros problemas que podem ocorrer:
- O cliente não quer pagar porque não gostou do nosso projeto Solução: convencê-lo através de nossas clausulas contratuais ou recorrer à justiça - Ex: nosso projeto envolve o desenvolvimento de uma atividade para que o cliente passe perante órgãos de inspeção do governo (Ex: BPF). Deveremos tomar muito cuidado com o contrato e explicitar que nós não seremos os responsaveis pela aprovação deles. Porque se não explicitarmos isso, não teremos como recorrer juridicamente e perderemos a causa, caso eles aleguem que foi culpa nossa
Amandinha, sua idéia foi muito boa. Porém, fica difícil fazermos um brainstorming assim tão genérico. Esses pontos que eu citei fooram pontos que já ouvi falar/já passei por isso. Se pessoas tiverem idéias de problemas, ótimo.. mas podem colocar aqui tbm problemas que já passaram e que acham interessante colcoar aqui para a CONAQ! | |
| | | Maiara
Mensagens : 183 Data de inscrição : 30/10/2007 Idade : 35
| Assunto: Re: Consultorias Sex Jun 05, 2009 8:52 pm | |
| OI! Na questão dos fornecedores que está sendo discutida, creio que deve ser considerado o tempo que o Fornecedor diz que demora para chegar o produto, porém adicionado um certo tempo de erro, só para o caso de correio atrasar ou ocorrer algum problema considerável. Mas claro, tudo isso deve ser discutido pela célula!
Também considerei meio difícil um tópico tão genérico assim, posi tem inúmeros problemas que podem surgir de vários lados da consultoria. Uma sugestão é nós falarmos dicas, ex: "Se o cliente pagar atrasado e com isso atrasar o projeto, pois dependíamos do seu dinheiro para comprar matéria-prima, qual é a solução?" E discutirmos ao redor delas! Beijos | |
| | | lauraah
Mensagens : 30 Data de inscrição : 01/07/2008 Idade : 34 Localização : Floripa/Lages/Painel/Criciuma
| Assunto: Re: Consultorias Qui Jun 25, 2009 5:59 pm | |
| então... gostei do tópico na verdade, mas alguem vai compilar os problemas, para serem solucionados e dada a devida atenção?
Tipo, um problema que pode acontecer no finziiinho da consultoria, que nao afeta o cliente, nem o consultor, mas afeta muuuito a conaq, é caso o gerente do projeto esqueça que o cliente e todas as testemunhas devem assinar tooodas as folhas do contrato. Assim como o CPF do cliente e das testemunhas deve ser anotado tbm!
Uma solução é incluirmos na padronização da consultoria e ela ser devidamente utilizada. O diretor tbm pode fazer esse controle!
| |
| | | Maiara
Mensagens : 183 Data de inscrição : 30/10/2007 Idade : 35
| Assunto: Re: Consultorias Qui Jun 25, 2009 10:39 pm | |
| Oi, Laurinha. Esse problema já foi repassado ontem mesmo para ser inserido no Manual Administrativo e na Padronização. Obrigada pela cooperação! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Consultorias | |
| |
| | | | Consultorias | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|