CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Meios de gestão da informação e do conhecimento

Ir para baixo 
+6
doug
Paulo
shiniki
Thaise
Rodrigo Mizukawa
Mariana Sobreiro
10 participantes
AutorMensagem
Mariana Sobreiro

Mariana Sobreiro


Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/10/2007

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeDom Out 07, 2007 11:22 pm

Oi gente!!
Como todos já sabem, nossa comissão está na fase de mapeamento das deficiências dos meios de gestão do conhecimento. Vamos usar esse espaço pra discutirmos sobre eles! Quais são as falhas, o que poderíamos melhorar para suprir todas as necessidades da CONAQ...
Se alguém tiver alguma sugestão/crítica para a nossa comissão, também é muito bem vindo!





Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Mizukawa

Rodrigo Mizukawa


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/09/2007
Idade : 38

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeTer Out 09, 2007 1:01 am

Bom para falar a verdade eu tinha um conceito de gestão do conhecimento, que é um pouco diferente do que vocês apresentaram em reunião geral.

Por isso não sei se é pertinente, mas nossos computadores não passam por um backup periódico.

Teh
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeTer Out 09, 2007 1:50 pm

Fala Rodrigo,

Qual era sua visão de Gestão do Conhecimento?

Quanto aos computadores, nós já estamos trabalhando em cima disto, para que eles e o arquivo possam ser organizados. Assim que chegar um terceiro computador, juntamente com o Paulo e o André, que são os responsáveis, faremos a ação, possivelmente chamaremos um profissional para que eles funcionem corretamente, após isto formularemos um esquema para backup dos mesmos. Atualmente o Paulo e o André estão fazendo isto.

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Mizukawa

Rodrigo Mizukawa


Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/09/2007
Idade : 38

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeTer Out 09, 2007 10:53 pm

Só não sabia que uma boa gestão do conhecimento englobava também a discussão de temas (o exemplo que vocês deram na reunião geral)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 10, 2007 7:23 am

Engloba sim! =)


Tudo o que esta sendo discutido nó Fórum é Gestão do Conhecimento, desde que o pessoal se envolva "mesmo" com cada assunto!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Thaise




Mensagens : 16
Data de inscrição : 20/09/2007

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 10, 2007 9:43 am

Oi Rodrigo,


A gestão do conhecimento, como o próprio nome diz é a atividade onde você tem a gestão de seu conhecimento. Para isso, são utilizadas algumas ferramentas e principalmente quando trata-se de uma empresa a discussão de determinado assunto, principalmente no estilo de fórum é uma das melhores maneiras para ajudar na gestão do conhecimento, uma vez que as pessoas colocam determinados conhecimentos seus que são explicitados para os outros, fazendo assim que seu conhecimento não se perca.
Ir para o topo Ir para baixo
shiniki

shiniki


Mensagens : 23
Data de inscrição : 10/10/2007

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 10, 2007 5:43 pm

seguinte.....

gostei da simulação do projeto fictício......poderia ser mais cobrado e mais aprofundado. Aprendi muito com ele.

A madrinha tambem me ajudou bastante, pode ter sido um caso especifico, mas ela foi muito prestativa(Luana)
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo

Paulo


Mensagens : 94
Data de inscrição : 10/09/2007
Idade : 37
Localização : Florianópolis - SC

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 17, 2007 1:28 pm

Com certeza uma forma muito boa de gestão do conhecimeto está no processo de sucessão, dos diretores, assessores e presidência.
Ainda temos um processo defasado e que precisa ser muito bem aprimorado.
A idéia que sugiro e que acredito que a comissão de GC já esteja estudando, é sobre a forma como a gestão ocorre.
Por exemplo: em agosto do ano que vem, o presidente e o vice saem da CONAQ para entrarem outros dois membros, no entanto, caso o processo de sucessão seja ruim, a equipe que entrar com ele não saberá direito quais estratégias traçamos e o que consideramos como premissas para a CONAQ, ent ão irão refazer tudo novamente.
O que gostaria que fosse implementado é a gestão "quebrada" digamos assim, onde o presidente assume seu cargo em agosto e em março o vice assume, ambos com gestão de um ano, aí a presidencia sempre terá alguém com experiência de 6 meses no cargo, fazendo com que a estratégia possa ser traçada a longo prazo, coisa que nunca ocorreu na CONAQ.
Além disso podemos começar a pensar em processos seletivos semestrais tornando a rotatividade maior, mas com menos pessoas em cada período, o que facilita ainda mais a nossa GC.

Desculpem a redação descrita acima, mas acho que quando implementarmos isso a CONAQ começará a ter uma visão de futuro diferente da atual.
Abraços e boa SAEQA!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Convidad
Convidado




Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeTer Out 23, 2007 1:43 pm

Olá,

Estes pontos estão sendo estudados pela equipe de Gestão do Conhecimento em parceria com RH. Porém a exemplo das sugestões do Paulo , precisamos do auxilio de todos para que façamos uma proposta embasada e com fundamentada nas dificuldades que temos e nos erros que já cometemos até aqui. Com a opinião de vocês, por exemplo, no tópico do Processo de Treinamento, poderão surgir muitas idéias que possam entrar na nova gestão.

Espero a colaboração de todos.


Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
shiniki

shiniki


Mensagens : 23
Data de inscrição : 10/10/2007

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeTer Abr 29, 2008 11:46 am

Comissão da GC.

Qual a data e horário das reuniões de vcs?
Eu poderia acompanhar 1 ou algumas reuniões? Tenho curiosidade sobre o tema abordado.

Valeu Shiniki
Ir para o topo Ir para baixo
doug

doug


Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2008

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeTer Jun 24, 2008 9:59 am

Fala shiniki,

Vish, agor aeu acho que não da mais tempo né? hehe
Mas nossas reuniões geralmente acontecem de domingo as 18:00.
Quem tiver interesse em comparecer, é só dar um toque na Thaise.

Abraçs
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 01, 2008 3:12 am

Olá, fui num Workshop (mais pruma palestra, mas tinha o nome de workshop) no ENEJ e lá eles deram um exemplo de prática para gerar a Gestão do Conhecimento que é utilizada na Bain. Eles possuem tipo um Google Docs (não é na verdade da Google, é um software elaborado pela prória Bain) onde, a cada projeto finalizado, eles fazem um relatório virtual de até 3 páginas para que todos tenham acesso a ele em qualquer parte da Empresa (a qual é espalhada pelo mundo). Assim, a cada projeto novo, esse software possui um sistema de busca onde pode ser achado um projeto que tenha a ver com o novo que surgiu. Conversando com as meninas que estão fazendo o livro e simplesmente analisando a dificuldade que elas estão tendo (precisam correr atrás de ex membros que muitas vezes não estão dispostos a ajudar, visto que nossa relação com ex membros realmente não é trabalhada), esse seria um método muito simples para sanarmos uma futura necessidade semelhante. Porém, tal prática poderia ser feita no banco de dados de fornecedores, o qual foi inserido um banco de dados de projetos também. Acredito que, quem sabe, o relatório que lá existe pode ser mais completo e disseminado para outras diretorias que tenham a ver com tal prática. Bom, só uma tentativa de idéia! PEnso que o André pode complementar bem mais, já que ele estava prestando uma atenção imensa no ministrante do Workshop.
Beijo
Ir para o topo Ir para baixo
Larissa Diacov

Larissa Diacov


Mensagens : 68
Data de inscrição : 08/10/2007
Idade : 36

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 01, 2008 2:54 pm

Olá Mai,
achei muito boa a idéia,porém,teríamos que conscientizar os gerentes do projeto a elaborarem este relatório,sendo estipulados prazos para este. Uma outra alternativa,caso este programa seja muito complexo, é utilizar a intranet. Fui uma vez na ESAG e eles usam isso. Ou seja,poderímaos deixar todos os membros da CONAQ cientes do andamento dos projetos,assim como arquivar o relatorio final dos mesmos. Sendo que nós analisaríamos as restrições das informações.
Conversando com o Rafael,treinando de qualidade,cheguei a conclusão de que hoje existem várias ferramentas como a intranet,mas devemos avaliar a complexidade,custo,adequação para a CONAQ e deste modo,implantá-la.
Mas sem sombra de dúvidas,muito pertinente sua proposta!
Beijoss
Ir para o topo Ir para baixo
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQui Out 02, 2008 6:36 pm

Olá pessoal,

realmente eu anotei muitas idéias relacionadas a gestão do conhecimento, mas foram algumas questões mais gerais sobre o tema que eu devo postar num outro tópico para discutirmos.
sobre as idéias postadas acho que uma coisa que é pertinente comentar é que a Tecnologia da Informação, ou seja os programas que você vai usar pra armazenar e disseminar a informação, são o último ponto a ser tratado.

Eu achei ótima a idéia de gerarmos relatórios sucintos sobre os projetos que, além de auxiliar nos novos projetos, pudessem ser utilizados até no treinamento dos membros quem sabe...

Possivelmente podemos aliar esse procedimento de gerar um resumo final do projeto à planilha de gerenciamento, uma vez que os relatórios gerados na planilha auxiliam para que o gerente não esqueça de mencionar alguma informação importante do projeto
Além disso após ver o resumo, caso queria saber mais sobre o projeto, a pessoa interessada poderia consultar todo o planejamento do que foi realizado, assim como seus relatórios...
Realmente gostei da idéia, vamos continuar discutindo formas de botar isso em prática então?
Parabéns pela idéia Mai!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQui Out 02, 2008 11:22 pm

Que bom que essa idéia poderá gerar frutos!
O arquivo de projetos, como citei em um email para os diretores, deveria estar de forma impressa (como é hoje), online e no computador, para gerar segurança às informações. O relatório de 3 páginas que eu citei é para que seja da seguinte forma: sucinto, com as informações básicas, sem informações técnicas ou o nome do Cliente (sigilo), com um resumo do que se passou no projeto, o objetivo dele, resultados... Creio que existam outras EJs que possuam algum banco de dados de Projetos, o qual pode servir para Benchmarking e adaptado a essa idéia que estamos tentando desenvolver. O principal fator desse relatório é para servir de auxílio a atividades (o livro, por exemplo) a serem desenvolvidas na CONAQ, consultorias similares, saber quem procurar para saber ainda mais sobre o assunto, ter um histório dos nossos projetos para um futuro senso ou para informações que precisemos arrecadar por algum motivo. Enfim, Gestão do Conhecimento!
Os Relatórios Finais serão retirados das pastas onde os Projetos estão arquivados. Me ocorreu a percepção que nos contradizemos em relação a cláusula de sigilo do Projeto, disponibilizando as informações técnicas e nome da Cliente para os membros da CONAQ, sendo que defendemos que estas informações devem ser guardadas entre o menor número de pessoas e em hipótese alguma sair da CONAQ.
A questão que você havia comentado, André, que após guardado o Relatório Final ele poderia ser solicitado para consultas, acredito que deve ser apenas caso haja necessidade: consultoria semelhante ao tema, por exemplo. Para simples aprendizado, pode ocorrer a utilização desse relatório!
Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeSex Out 03, 2008 12:03 am

Então..
Acho que essa questão com relação aos projetos de consultoria pode ser facilmente aplicada, só falta levarmos pra conversar com o pessoal de projetos...
mas e quando aos projetos internos? Será que seria útil termos algo parecido?

E Mai eu concordo que o relatório final completo também só deveria ser disponibilizado se realmente fosse um projeto da mesma área, onde fosse pertinente ter acesso a todas as informações sigilosas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Larissa Diacov

Larissa Diacov


Mensagens : 68
Data de inscrição : 08/10/2007
Idade : 36

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeSáb Out 04, 2008 9:22 pm

Olá André,
Acho importante termos algo parecido para os projetos internos,mas como dise,parecido!Não sei se um relatorio para processos internos seria eficaz...No momento não consigo pensar em nada,mas vou me informar para surgir com uma nova idéia!
Ah,tbm concordo com a mai sobre as informações só disponiveis para projetos similares!
Bjossss
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Paula Bowens

Ana Paula Bowens


Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/10/2007
Idade : 36
Localização : FLOGUIPA!

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeDom Out 05, 2008 12:00 am

então, enquanto não surge nenhum projeto para banco de dados, nem nenhum investimento em TI... google docs com tudo dentro não? será que não seria viável implantar jah isso em vez de ficar nas idéias?
achei a idéia muito boa
Ir para o topo Ir para baixo
http://picasaweb.google.com.br/ana.txt
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeSeg Out 06, 2008 8:46 am

Eu não sei se o google docs serviria para isso que estamos propondo, pois para ter acesso aos arquivos você tem que adicionar o e-mail da pessoa na lista de permissões ou algo do tipo certo? Mas daí se alguma pessoa que não está na lista precisar de algum arquivo desse ela não tem como acessar... talvez fosse mais interessante a princípio termos uma pasta no computador ou algo assim..

Pros projetos internos eu acho que um relatório poderia ser feito também, mas imagino que ele teria uma estrutura diferente do de projetos externos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Larissa Diacov

Larissa Diacov


Mensagens : 68
Data de inscrição : 08/10/2007
Idade : 36

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeSeg Out 06, 2008 12:56 pm

André,

se nós disponibilizarmos uma pasta nos computadores da CONAQ,as pessoas que terão acessos aos arquivos,serão os membros da CONAQ.
Então,com o google docs é a mesma coisa,só adicionar o email dos membros lá!
Acho até melhor,pois caso aconteça alguma coisa com os computadores,salvamos essas informações, visto que não temos nenhuma ferramente que assegura as informações dos computadores da empresa.
Concordo com vc sobre um modelo diferente para os projetos internos.

Beijos
Larissa Diacov
Ir para o topo Ir para baixo
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 08, 2008 12:36 am

Talvez o google docs realmente funcionasse, mas é que acho mais difícil você habituar as pessoas a acessarem o site do que buscarem no computador da empresa.
Realmente se for pensar na segurança das informações o googledocs é uma opção bem interessante.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQui Out 09, 2008 11:56 am

Eu acho melhor google docs o que no computador da empresa por alguns motivos:
*Segurança- aquele computador daqui a pouco pode explodir
*Você não precisa vir na empresa quando precisa de alguma informação, podendo assim trabalhar em casa, o que eu gosto mais, particularmente
No caso teríamos que realmente elaborar um Projeto Interno para elaboração desse novo relatório. Nesse projeto, deveria ser planejado inclusive uma parte para conscientização dos membros. Para que eles tomem conhecimento dos projetos da empresa, não fiquem centrados na sua própria área, ao invés de tirar dúvidas diretamente com pessoas da empresa, olhar nesses relatórios para ver se tem a info que ele procura, etc.
Mas tenho uma dúvida: não tem como estabelecer um método de procura ou um método de organização no google docs, né? Tipo, ordem alfabética... Ana?!

beijos
Ir para o topo Ir para baixo
André
Administrador



Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/09/2007
Idade : 35

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQui Out 09, 2008 3:27 pm

Pensando em onde armazenar os arquivos online eu tive uma idéia alternativa ao google docs... alguém já escutou falar do 4Shared?
Ele funciona de forma parecida, eu tenho que pesquisar melhor como é feito o compartilhamento dos arquivos pra outras pessoa, mas acho que talvez fosse mais melhor
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.conaq.ufsc.br
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQua Out 15, 2008 4:20 pm

Siiim, como eu não pensei nissoantes! Haha
Utilizei o 4shared várias vezes e é muito bom. Mais prático do que o google docs, inclusive. É só a pessoa ter a senha e o login e ela entra, não precisamos cadastrar todos os emails. Boa, André!
Ir para o topo Ir para baixo
Larissa Diacov

Larissa Diacov


Mensagens : 68
Data de inscrição : 08/10/2007
Idade : 36

Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitimeQui Out 16, 2008 5:36 pm

Eu, como sou meio por fora dessas novidades, não conheço...Mas pelo que o André falou, parece ser melhor que o Google Docs!!!

Quando será formada a nova comissão de gestão do conhecimento??Poderiamos colocar isso em pratica né?
Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meios de gestão da informação e do conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Meios de gestão da informação e do conhecimento   Meios de gestão da informação e do conhecimento Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meios de gestão da informação e do conhecimento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Co-gestão
» Posse da CONAQ Gestão 08/09

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Comissões :: Gestão do Conhecimento-
Ir para: