CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sugestão Projeto Trainee

Ir para baixo 
+8
Celio
Rodrigo Japa
Rudnytsky
tatiana villela
Cirino
Luísa
Lucas
Vinicius (MKT)
12 participantes
AutorMensagem
Vinicius (MKT)

Vinicius (MKT)


Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/05/2010
Idade : 32

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 10:54 am

Bom dia pessoal,
Meu projeto trainee visa aproximar os alunos do eqa e a conaq.
Para isso resolvi fazer um questionário para descobrir quais os
principais motivos que fazem com que os alunos não queiram
ingressar na empresa. Gostaria portanto que vocês me dessem
sugestões sobre as perguntas que poderiam ser abordadas nesse
questionário.
Conto com a colaboração de todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 12:09 pm

Olá,
Acho que algumas perguntas válidas:
1) Você sabe o que faz um consultor? (não sei se é só para ingresso de membros ou em geral que é o projeto)
2)Você sabe o que faz a CONAQ?
3)Qual seu nível de satisfação em relação ao conhecimento sobre os trabalhos na CONAQ?
4)Que tipo de diferencial você acha que a CONAQ pode trazer para você?
5)Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça quando você pensa na CONAQ? (uma espécie de "top of mind" invertido)
6)Qual sua opinião sobre os membros da CONAQ? (talvez seja interessante, não tenho certeza)
7)Você já se interessou em participar da CONAQ?
7a)Se não, por que?
7b)Se sim, foi por processo seletivo? Você tentou mais de uma vez? Pegou o [/i]feedback[i] após o processo?

8)Qual sua opinião sobre o processo seletivo da CONAQ? Considera ele justo? Se não, por que?


Bom, de cabeça agora rapidinho foram essas perguntas que me vieram na cabeça, e são só sugestões, tem muito a melhorar. Se eu tiver novas idéias pensando com mais calma, eu posto aqui de novo.
Ir para o topo Ir para baixo
Luísa

Luísa


Mensagens : 47
Data de inscrição : 14/05/2008
Idade : 35
Localização : Florianópolis / Joinville

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 1:28 pm

Olá Vinicius

gostei das perguntas do Lucas, estão bem coerentes.
Uma coisa que acho que poderias ver, também não sei se cabe aqui, é saber se eles realmente olham os emails da conaq, cartazes e etc falando do PS de consultor externo. Penso que a maioria nem olha isso.
E outra, que também não sei se cabe aqui mas tem a ver com o assunto, acho que deveria dar um foco maior em você sendo consultor externo estará testando suas habilidades como engenheiro antes de sair da graduação. Acho que é bom formular uma pergunta com esse tema e ver se realmente eles tem essa visão.

No momento é isso.
Bom trabalho!
Ir para o topo Ir para baixo
Cirino

Cirino


Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/06/2009
Idade : 37

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 2:24 pm

Lucas mandou muito bem!

Não consegui pensar em nada além disso por enquanto.
Ir para o topo Ir para baixo
tatiana villela




Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/09/2009

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 4:22 pm

Parabéns ao Lucas pelas perguntas!!

Por enquanto não pensei em nada além!
Ir para o topo Ir para baixo
Rudnytsky

Rudnytsky


Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 36

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeSeg maio 17, 2010 7:59 pm

Haha acho que o Lucas ja montou o questionario pra voce!

Sinceramente, não consegui pensar em nada a mais. Se lembrar de algo eu aviso
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Japa

Rodrigo Japa


Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/05/2008

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeTer maio 18, 2010 4:24 pm

O Lucas realmente elaborou um bom questionário com o qual podemos avaliar o interesse dos alunos em relação a CONAQ, relacionando com o conhecimento que eles têm sobre a empresa.
Se for esse o ponto, está adequadíssimo!

Agora pensando em mais motivos que fazem com que os alunos do EQA não gostaríam de ingressar na empresa, pode ser questionado também:
- o que ele acha do modo de seleção (se acha injusto ou se acha que é muito difícil, por exemplo)
- se ele tem interesse se capacitar, crescer profissionalmente e pessoalmente, participar de atividades extra curriculares, etc

Pensei nisso agora, mas se pensar em mais coisas volto a escrever.
Ir para o topo Ir para baixo
Rudnytsky

Rudnytsky


Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 36

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeTer maio 18, 2010 7:36 pm

Eu ja conversei com muita gente que nao se interessava em entrar na CONAQ por que acha que desprende muito tempo e teria pouco tempo pra graduação.
Ir para o topo Ir para baixo
Celio




Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/03/2010

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeTer maio 18, 2010 11:59 pm

Olha Vinicius, acho que um dos principais motivos, que talvez os alunos do EQA não tem interesse em participar da Conaq, pode ser porque eles não fazem ideia do que é trabalhar na conaq e nem do tipo de trabalho que a Conaq faz.

Acho que quando os alunos, veem um trabalho da Conaq, como uma palestra, exemplificando a do Rubião, creio que isso dê um pouco de vontade nas pessoas em entrarem na empresa. Tenho isso como exemplo a SAEQA ano passado, durante o ano, enquanto estamos organizando o evento, ninguém vê o nosso trabalho, ninguém tem vontade de participar da organização da SAEQA, porém quando o evento está pronto, quando as pessoas veem o trabalho que foi feito o ano inteiro, isso estimula a elas a participarem da próxima organização.

Portanto acho que uma ideia, seria realizar mais eventos deste tipo, cursos, apresentações da empresa, sei la.

Pode ser que eu esteja viajando, mas foi isso que veio a minha cabeça.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur M. C. De Gregorio

Arthur M. C. De Gregorio


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 31
Localização : Florianópolis

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeQua maio 19, 2010 9:00 am

Oi, Vinícius!

Olhando a lista de perguntas do Lucas posso afirmar que você já tem uma estrutura de questionário basicamente montada, no caso especificando tópicos a serem tratados sobre o respectivo assunto. Parabéns Lucas!

Quanto ao número de perguntas, acho que você deveria minimizar ao máximo a quantidade, porém não esquecer que existem tópicos determinantes nessa pesquisa que não devem ser removidos. Acredito que um número grande de questões seja desestimulante para o aluno, além de se tornar algo cansativo.

Agora fugindo um pouco da relação de perguntas, aconselho você a desenvolver esse questionário em Google Docs (acredito que você já tenha decidido por essa ferramenta) pela facilidade de compilação.

Por fim, gostaria de parabenizá-lo pela pró-atividade em postar no Fórum e pedir opinião para os demais membros da empresa. Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Mariane Bridi




Mensagens : 29
Data de inscrição : 09/10/2008

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeQui maio 20, 2010 1:34 pm

Oie!

Muito boas as perguntas que o Lucas elaborou, vou dar uma pensanda melhor em mais alguma e posto aqui.

Eu acho legal elaborar perguntas com opções de resposta, para que os alunos não precisem escrever muito, pois acredito que muita gente não gostará de responder caso tenha que dar respostas longas.
Seria interessante perguntas objetivas e não dissertativas.

Parabéns Vini por vir buscar sugestões do pessoal através do fórum.

bjo.
Ir para o topo Ir para baixo
vala

vala


Mensagens : 25
Data de inscrição : 04/06/2008

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeSex maio 21, 2010 2:02 pm

Celio escreveu:
Olha Vinicius, acho que um dos principais motivos, que talvez os alunos do EQA não tem interesse em participar da Conaq, pode ser porque eles não fazem ideia do que é trabalhar na conaq e nem do tipo de trabalho que a Conaq faz.

Acho que quando os alunos, veem um trabalho da Conaq, como uma palestra, exemplificando a do Rubião, creio que isso dê um pouco de vontade nas pessoas em entrarem na empresa. Tenho isso como exemplo a SAEQA ano passado, durante o ano, enquanto estamos organizando o evento, ninguém vê o nosso trabalho, ninguém tem vontade de participar da organização da SAEQA, porém quando o evento está pronto, quando as pessoas veem o trabalho que foi feito o ano inteiro, isso estimula a elas a participarem da próxima organização.

Portanto acho que uma ideia, seria realizar mais eventos deste tipo, cursos, apresentações da empresa, sei la.

Pode ser que eu esteja viajando, mas foi isso que veio a minha cabeça.

Concordo muito com que o Celio levantou, se divulgarmos mais nossos trabalho e nossos clientes no EQA creio que teremos mais interessados em participar da nossa empresa.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriele




Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/09/2009

Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitimeTer Jun 01, 2010 7:38 pm

Oi Vini,
gostei das perguntas do Lucas, concondo com a opinião do Célio, e com a idéia do Arthur e da Mari de fazer um questionário simples e objetivo, no google docs é a maneira mais fácil creio, e pode ser enviado ao email do EQA. Sem precisar escrever muito, pois isso desmotiva a maioria.

Quem sabe nessa semana de recesso seria uma boa oportunidade de mandares, depois acho mais complicado de obter uma boa quantidade de respostas.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sugestão Projeto Trainee Empty
MensagemAssunto: Re: Sugestão Projeto Trainee   Sugestão Projeto Trainee Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sugestão Projeto Trainee
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Site
» Nome para o Projeto 'PTC'
» Sugestão para contato com professores
» Banco de Dados: Consultores
» Continuação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Diretorias :: Marketing-
Ir para: