CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Precificação - Preço CONAQ

Ir para baixo 
+14
Gabriele
Maria Tereza
marcus.pincegher
Ana Luisa Castro
Mariane Bridi
Fer
Henrique De Luca
Rodrigo Japa
Rudnytsky
Lucas
Amanda
gustavao
Maiara
Gee
18 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Gee




Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 36

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Out 20, 2009 12:39 am

Olá CONAQ,

Um dos projetos que esta em andamento em ADM é o projeto de Precificação. Ele trata de fazer benchmarking com outras EJ's da mesma área de atuação da CONAQ, e a partir de então fazer uma planilha que contemple as variavéis que podem alterar o preço CONAQ.

Já fiz o benchmarkign com algumas EJ's e eles me passaram os critérios que eles utilizam.
Gostaria de abrir, para que todos falassem, se acham que esses itens influenciam ou não no andamento da nossa empresa.

Para facilitar copiem e colem a lista, preenchendo de 0 a 3, sendo 0 não influência, e 3 influência muito.

(__)Porte do cliente
(__)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(__)Complexidade/dificuldade do projeto
(__)Prazo p/ realização do projeto
(__)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(__)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(__)Tipo de matéria prima utilizada
(__)Análise em terceiros (quando existir)
(__)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Vocês sabem de outras coisas que podem influenciar?

Aguardo opiniões,
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Out 20, 2009 8:44 am

Olá

Não sei se entendi corretamente o que tu pediu. Para mim é um pouco diferente analisar o que influencia na nossa empresa e o que eu considero que deve influenciar ou não no preço da Empresa.
Eu vou colocar a pontuação escrevendo o que, ao meu ver, deve influenciar no preço da Empresa.
(_2_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_1_)Prazo p/ realização do projeto
(_3_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_1_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_1_)Tipo de matéria prima utilizada
creio que esses dois itens acima só influenciam no tempo do projeto, não diretamente se iremos cobrar mais ou não.
(_2_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe
Ir para o topo Ir para baixo
gustavao

gustavao


Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/09/2009

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Out 20, 2009 2:21 pm

(_1_)Porte do cliente
(_3_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_2_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_1_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_2_)Tipo de matéria prima utilizada
(_1_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Acho que o principal seria o momento que a conaq esta passando quando recebe o cliente: se existe RH disponivel e o projeto é viavel, temos que garantir ao maximo que o cliente aceite, sem deixar cair a qualidade e o preço minimo mas se estamos com todos muito ocupados, temos que pensar na disponibilidade e levar isso muito em consideração!
Ir para o topo Ir para baixo
Amanda

Amanda


Mensagens : 63
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 33

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Out 20, 2009 2:26 pm

Oi Gê! Minha opinião é a seguinte:

(_2_)Porte do cliente
(_0_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_1_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_1_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_2_)Tipo de matéria prima utilizada
(_3_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Muito bom você ter trazido isso pra cá!

Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Gee




Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 36

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Out 20, 2009 10:00 pm

Obrigado pelas respostas pessoal,

Mai,
Desculpa, me expressei mal, realmente o que eu quero saber são quais pontos vcs acham que devem influenciar no PREÇO Conaq e nao no andamento da empresa.

Em alguns pontos vcs concordaram bastante já em outros não, então queria discutir esses pontos:

Mai e Amanda, Vocês acham que o porte do cliente deve influenciar tanto? Só pq o cliente é maior devemos cobrar mais? Por outro lado, se for um cliente pequeno e pedir um projeto complicado incrementado, não deve ser cobrado bastante?

Amanda, Pq vc acha que se a disponibilidade da Conaq não influencia? Se estamos com bastante projetos e pouco disponíveis não acha q devemos levar em consideração? Ou vc só avaliou isso no prazo para entrega? Pq nesse ponto vc considerou 3.

Mai, vc acha que o prazo da entrega influencia pouco? Se o cliente pede um projeto para um mês, mas que vc sabe que levaria uns 3 meses, para realizarmos em um mês não deveriamos cobrar mais? (além talvez contratar outros consultores por exemplo).

Gustavao, muito boa a sua colocação, tbm acho que o RH no momento influencia. Mas vc acha que seria tanto assim? O cliente tem que pagar a "culpa" de a Conaq nao ter o RH disponivel no momento do projeto dele?

Amanda, Pq vc considerou a Análise em terceiros deveria alterar tanto o nosso preço? Levando em conta que a análise estará descrita a parte no orçamento e não no preço Conaq.

Obrigado novamente pelas respostas!
Ir para o topo Ir para baixo
gustavao

gustavao


Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/09/2009

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeQua Out 21, 2009 2:46 pm

Na verdade o que quis expressar seria a disponibilidade para aceitar uma proposta. Quem sabe, pensando melhor agora, ela não influencia tanto no preço mas deveria ser levado em consideração pois dependendo da epoca pode compensar "superlotar" os membros para garantir uma renda extra e essa renda viria numa "inflação" no preço por essa excessão de trabalho.
A influencia não seria tão significante mas deveria ser levada em consideração principalmente porque os membros de projetos, na maioria das vezes,estão em fases mais avançadas e o tempo é meio curto.
Pode diminuir o meu nivel para 2 naquele quesito!
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeQua Out 21, 2009 8:54 pm

(_0_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_1_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_1_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_2_)Tipo de matéria prima utilizada
(_2_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Acho que os principais pontos teriam a ver a quanto recurso humano o projeto exige da CONAQ, pois ao focar em um determinado projeto muitas vezes iremos deixar de realizar outros que poderiam ser mais rentáveis. Seria bem a questão do preço pela perda de oportunidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Rudnytsky

Rudnytsky


Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 36

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeQui Out 22, 2009 3:36 pm

Ola Pessoal
aqui vai o meu:

(_2_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_2_)Prazo p/ realização do projeto
(_1_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_0_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_0_)Tipo de matéria prima utilizada
(_1_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

a minha ideia é muito simples:
Nao acredito que deveria ter um 'preço CONAQ' Fixo, esse preço deveria variar fundamentalmente do tipo de projeto que é feito, nao muito pela sua complexidade ou dificuldade, mas sim o que seria o projeto. Por exemplo um manual de BPF é algo mais simples que leva em conta apenas pesquisas de acordo com as exigencias da ANVISA, e dependendo uma visita no local e treinamento dos funcionarios. Enfim, nada muito complexo. E algo que alguem com alguma formação poderia talvez fazer.

Agora, desenvolvimento de novos produtos ou formulações, ja é algo de carater mais exclusivo, enquanto um manual é, digamos algo 'comum', a formulação de um energetico por exemplo não é algo simples de fazer e nao é facil de se encontrar, o que nesse caso levaria a um aumento do preço conaq eu diria no minimo muito mais do que o preço CONAQ.

Como seria feito esse preço por exemplo para o desenvolvimento de uma formulação de um energetico? Eu acredito que a embora carreguemos o nome 'junior' tenho certeza que somos capazes de fazer um projeto com nivel de uma consultoria senior. Poderia ser feito o seguinte: primeiro uma pesquisa com outras empresas de consultoria e perguntar quanto custaria para fazer uma formulação para eles, e em cima disso poderiamos gesticular um preço, como exemplo: 20% do preço que foi dito, se no caso a empresa de consultoria senior dissese que sairia por 100mil a formulação nao vejo por que (isso sabendo que podemos fazer o mesmo projeto e obter o mesmo resultado), nao cobrar 20mil. E imaginem quantos cursos do SENAI (tanto para dentro como para fora da CONAQ, como cursos para consultores), infra-estrutura nova (mesa principalmente), entre tantas coisas poderiamos ter, estariamos ai sim ganhando o nosso salario e crescendo sem duvida com um carater exponencial.

Estou sendo completamente capitalista, eu sei.
Mas afinal o que é uma empresa?
Ela se preocupa mais em estruturar-se internamente, ou em ganhar dinheiro para ai sim, fazer um belo de um estruturamento?

Nao podemos pensar junior, somos uma empresa capacitada e capazes de fazer um trabalho bem feito. Nós somos grandes.

Resumindo... os preços dos projetos devem girar ao redor do tipo de projeto que será feito.

espero que tenham me entendido! qualquer coisa me procurem.

um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Amanda

Amanda


Mensagens : 63
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 33

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeQui Out 22, 2009 8:38 pm

Oi Gee!

Respondendo às suas perguntas:

- acredito que o porte deve influenciar sim. Principalmente se o cliente é pequeno e não tem tantas condições de pagar, poderíamos fazer um abate no preço. É melhor que ele pague menos mas um preço que continue sendo justo, do que se ele não aceitar o projeto.

- não vejo que a disponibilidade da CONAQ influencia tanto assim. Acho que esse critério deve existir, mas ele deve ter "pontuações" pequenas, pois atualmente temos muitos contatos, mas pouco viram realmente projetos.

- com relação a análise em terceiros, realmente não influencia o preço CONAQ, e sim os acréscimos que serão colocados no orçamento.

Beijos,

Amanda.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Japa

Rodrigo Japa


Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/05/2008

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeSex Out 23, 2009 8:37 am

Gee:

(2)Porte do cliente
(1)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(3)Complexidade/dificuldade do projeto
(1)Prazo p/ realização do projeto
(2)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(1)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(2)Tipo de matéria prima utilizada
(1)Análise em terceiros (quando existir)
(1)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Vou pensar em mais alguma coisa que possa influenciar o preço conaq, falo pra ti depois se surgir algo. Agora não me vem nada além destes pontos que você levantou. Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique De Luca




Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/10/2009

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeDom Out 25, 2009 5:48 pm

(_1_)Porte do cliente
(_2_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_2_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_1_)Prazo p/ realização do projeto
(_2_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_2_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_2_)Tipo de matéria prima utilizada
(_1_)Análise em terceiros (quando existir)
(_2_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Creio que não existe algo que possa influenciar muito ou nada no preço CONAQ. Acho que vai muito do momento que a empresa está passando, e daqueles que dependemos para a realização do projeto. Vlw!
Ir para o topo Ir para baixo
Gee




Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 36

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeSeg Out 26, 2009 12:13 am

Pessoal,

Primeiramente muito obrigado pelas respostas, quanto mais gente responder teremos uma precificação que reflete mais a nossa realidade.

Explicando o que vou fazer: Somarei os pontos que todos deram para cada item e depois vou quantificar isso, em forma de porcentagem na variação do lucro. Vamos ver qual o lucro mínimo em um projeto e o quanto ele pode subir conforme as outras variaveis.

Rafa: Concordamos que os preços da Conaq devem sim girar em torno do tipo de projeto que será sendo feito. Como expliquei no primeiro post fiz o benchmarking com as outras EJ's e estamos seguindo o exemplo da maioria, isso não quer dizer que seja a melhor maneira de fazer a precficação tbm.

Algumas opiniões minhas sobre a sua ideia:

Acho que não estamos com medo por sermos junior e fazer essa precificação voltada a cada tipo de projeto/cliente é uma demonstração disso. Pois eventualmente teremos projetos com valores bem maiores do que estamos acostumados.

Um dos itens que influencia mais, e que todo mundo concordou até agora, é a dificuldade do projeto. Sabemos que se o projeto for mais difícil temos que cobrar mais que os outros. Para isso vamos fazer essa planilha de precificação, para analisar além desse todos os outros pontos.

As empresas senior não tem política de benchmarking como as EJs, elas informam seus preços somente para clientes, elas nao ficariam informando o seu preço para cada tipo projeto pra gente. Mesmo que elas informassem ficaríamos totalmente dependente delas pois a cada projeto ou alteração teríamos que entrar em contato novamente, o que gera mais trabalho para ADM.
Com certeza as senior também devem ter um jeito de precificar seus projetos, e é isso que estamos tentando fazer.

Desculpe, ao meu ponto de vista a sua ideia é boa, mas não viável.

O que os outros membros acham disso?
Ir para o topo Ir para baixo
Fer

Fer


Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/09/2009
Idade : 37

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Precificação   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeSeg Out 26, 2009 2:26 pm

Gee! ta ai o que eu acho!

(_1_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_2_)Prazo p/ realização do projeto
(_1_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_0_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_0_)Tipo de matéria prima utilizada
(_1_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Acho que quanto ao porte do cliente, devemos tomar muito cuidado ao analisar o preço, pois não sei se é muito justo cobrar mais por um mesmo serviço só por a empresa ser maior. Além disso fazer projetos com empresas grandes é muito bom pra CONAQ independente do dinheiro. Porém, acho que projetos de empresas de grande porte devem ser de maior complexidade pois se eles estão procurando a CONAQ é porque nao conseguiram resolver o problema com os recursos que eles possuem... e assim sendo um projeto mais complexo o preço deveria sim ser maior.. não sei se consegui explicar bem o que eu penso mas qualquer coisa me procure Gee! Beijo
Ir para o topo Ir para baixo
gustavao

gustavao


Mensagens : 25
Data de inscrição : 27/09/2009

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeSeg Out 26, 2009 7:15 pm

Olá gee,

Um dos pontos que lembrei agora e depois de pensar vi a importancia é o preço de outras empresas: temos o exemplo do energético, que está sendo produzido na asia e será exportado para o brasil. Pelo preço que foi vendido (a ieda me comentou um preço extremamente barato) eles agora tem uma empresa e podem ganhar muito, mais muito dinheiro com isso. Um ponto a ser levado em consideração é a importancia que a mudança ou inovação que a conaq vai fazer tem na empresa. Uma vez perguntei para o adelamar (projetos I) como ele fazia com seus proços: "eu observo o problema, vejo a solução, contabilizo o custo que vai gerar mudar (as vezes minimo) mas principalmente: quanto a empresa vai deixar de gastar ou vai ganhar com aquilo!" .

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Mariane Bridi




Mensagens : 29
Data de inscrição : 09/10/2008

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Out 27, 2009 2:53 pm

Oie,segue abaixo o que eu acho:

(2)Porte do cliente
(1)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(3)Complexidade/dificuldade do projeto
(2)Prazo p/ realização do projeto
(1)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(1)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(0)Tipo de matéria prima utilizada
(1)Análise em terceiros (quando existir)
(2)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Então,a pesquisa de preço que o Rafa falou é possível fazer sim.
Semana passada eu participei do BIC(Benchmarking In company) que a FEJESC organizou,lá um membro de outra ej comentou sobre uma pesquisa que ele havia feito sobre preços de empresa senior,se alguem quiser mais detalhes venha conversar comigo que eu explico como ele realizou isso.O que o Gee falou deve ser levado em conta,fazer isso toda fez que chegar um contato é inviavel,mas nós poderiamos fazer como foi feito nessa outra ej,fazer uma pesquisa dos projetos mais recorrentes na CONAQ,para termos uma idéia da diferença de preço entre nós e uma empresa senior,pois eu acho que é esse é um ponto a ser levado em consideração na nossa precificação.Algumas Ej´s comentaram que o preço delas gira em torno de 50% do preço de uma empresa senior,acredito que o preço da CONAQ não chegue nem perto disso,posso estar enganada.Acho que seria muito interessante realizar essa pesquisa para avaliarmos a realidade do mercado com um todo e não apenas a realidade das EJ´s.
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Out 27, 2009 3:35 pm

Acho que o porte do cliente deve influenciar bastante. Temos que ser capazes de modificar a sociedade com nossos projetos e isso inclui fazr preços menores ou projetos sociais para quem não pode pagar. Para isso, precisamos cobrar de quem pode pagar. Claro, não pode ser geral: só pq o cliente alega ser pequeno, ele não irá pagar um menor preço. Porém acredito que quando os clientes são maiores, devemos refazer esse preço. Até foi um case que eu vi no enej do ano passado: "política do robin hood: pegar dos ricos e dar para os pobres"

E sobre o prazo, eu não entendi dessa maneira que tu falou.
Se o cliente pede um projeto para um mês, mas que vc sabe que levaria uns 3 meses, para realizarmos em um mês não deveriamos cobrar mais? (além talvez contratar outros consultores por exemplo).

Com isso acima eu concordo. O que eu não sei é se o tempo do projeto influencia tanto no preço. Ex: se o projeto do cliente vai durar um ano, teremos algumas complexidades a mais. Será que devemos cobrar mais por isso? Algo a ser discutido


Beijo
Ir para o topo Ir para baixo
Rudnytsky

Rudnytsky


Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 36

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeQua Out 28, 2009 12:31 pm

Ta ae, gostei do que a Mari falou.

Eu nao conheço muito, mas pelo jeito da pra fazer um benchmarking sim com empresas seniors.


Se der tempo, queria ver se é possivel fazer uma pesquisa de preço para elaboração de manual de BPF ja agora pra esse projeto.
Voces acham que conseguem fazer isso antes do orçamento do projeto?

abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Gee




Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 36

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeQua Out 28, 2009 11:29 pm

Rudnytsky escreveu:
Ta ae, gostei do que a Mari falou.

Eu nao conheço muito, mas pelo jeito da pra fazer um benchmarking sim com empresas seniors.


Se der tempo, queria ver se é possivel fazer uma pesquisa de preço para elaboração de manual de BPF ja agora pra esse projeto.
Voces acham que conseguem fazer isso antes do orçamento do projeto?

Rafa e Mari,
Desculpas, Realmente não sabia que empresas seniors passam esse tipo de informação..

Rafa,
Apresentarei o meu projeto de efetivação para ADM na quinta-feira da semana que vem (05/11) para ADM. A partir dai ele será analisado para ver se pode ser usado ou não nas nossas consultorias. Mas esse meu projeto não abrangerá pesquisas com empresas seniors.
Não sei como está o andamento do BPF. Se não me engano a Ieda é a assessora desse projeto, tente conversar com ela e ver a possibilidade dessa pesquisa para esse projeto..
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeSex Out 30, 2009 10:38 am

Olá

Na minha época de assessora administrativa, tinha um projeto sobre benchmarking com Empresas Seniores para conseguir esse tipo de informação, porém não tivemos sucesso.
As empresas não liberam tal informação facilmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luisa Castro

Ana Luisa Castro


Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/10/2009
Idade : 37

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeSáb Out 31, 2009 3:46 am

Oiiii Gee!!! Aí vai minha análise!!

(_2_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_1_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_1_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_2_)Tipo de matéria prima utilizada
(_1_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

Beijos!!
Ir para o topo Ir para baixo
marcus.pincegher




Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/10/2009

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeSeg Nov 09, 2009 11:26 pm

(_2_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_2_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_2_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_2_)Tipo de matéria prima utilizada
(_2_)Análise em terceiros (quando existir)
(_2_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Tereza

Maria Tereza


Mensagens : 64
Data de inscrição : 24/05/2008
Idade : 34

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Nov 10, 2009 7:58 am

Bom, lá vou eu (antes tardo do que nunca, Gee)

(_0_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_2_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_2_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_0_)Tipo de matéria prima utilizada
(_0_)Análise em terceiros (quando existir)
(_0_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe (?)

Porte do cliente: na minha opinião, o porte do cliente não deveria em hipótese alguma influenciar no preço CONAQ. Não concordo com sua política de Robin Hood, Mai, porque não somos uma empresa de "caridade" e sim, uma empresa de consultoria. Devemos manter uma transparencia, coerencia e justiça nas nossas atividades. Não podemos sair julgando se a empresa pode ou não pagar mais ou menos. Se vem uma empresa grande nos procurar, quem disse que ela está "bem das pernas"? Nós, com o nosso super conhecimento da atual conjuntura economica do Brasil? Acho que não... Por isso, acredito que o preço de um projeto pode ser modificado através de outras variáveis, de acordo com a necessidade do cliente, mas não o preço CONAQ. Se não entenderam posso tentar me explicar melhor.

Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto: É bem como citaram já anteriormente, o cliente não tem culpa da falta de infra-estrutura da empresa, por isso, se tiver influencia, esta deve ser pequena.

Complexidade/dificuldade do projeto: com toda certeza é um ponto que deve influenciar muito. Porém, deve-se ter muito cuidado nesse quesito. (é um ponto mais pra projetos do que pra ADM, mas não custa colocar aqui). Se um projeto é muito complexo, deve-se analisar com muito carinho a viabilidade do mesmo, porque não podemos aceitar um projeto complexo, acabar cobrando um preço muito alto e entregar um projeto de péssima qualidade. Somos uma empresa junior, temos muita qualidade, sim.. porém, temos que analisar que, apesar da nossa imensa boa vontade, somos apenas estudantes e não temos todo o conhecimento em nossas mãos.

Prazo p/ realização do projeto: sem palavras. Na minha concepção a importancia desse quesito é indiscutível.

Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.: Então...esse ponto é meio que uma misturinha dos anteriores. O cliente novamente não tem culpa da falta de competências do EQA. Por exemplo, estamos com dificuldades em encontrar um prof para assinar um projeto de BPF!SIM, estamos!Nesse caso, acredito que não deveria influenciar no nosso preço. Porém, se o projeto solicita por um professor super ocupado, de acesso complicado, aí sim, acredito que deva influenciar. No quesito consultor, não sei bem... pois a nossa realidade mostra que às vezes a falta de consultor, é problema do nosso e não do projeto em si.

Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado: se o projeto é a longo prazo, exige longas pesquisas laboratoriais, aí eu acho que vai acabar influenciando razoavelmente no preço. Pois estaremos utilizando de espaço físico de um laboratório que poderia realizar suas pesquisas nesse espaço e nesse tempo. Aí cabe até uma outra discussão, será que não devemos pagar alguma quantia ao laboratório nesses casos? (Só joguei a idéia). Mas se o projeto é curto e não conseguimos agendar o laboratório porque o professor não gosta do gerente (heuahe, só to chutando, seique isso nao acontece atualmente), aí o problema é só nosso e não deve influenciar em nada.

Tipo de matéria prima e terceiros: vai influenciar no preço do projeto e não no preço CONAQ.

Grau de tecnologia que o cliente já dispõe: Não entendi direito o que a Mai quis dizer com esse ponto. Se for um cliente de uma empresa com alto conhecimento no setor, volto àquele ponto que mencionei acima: a CONAQ deve tomar muito cuidado com a análise de viabilidade. Se o cliente tem muito conhecimento na área e a CONAQ pouco, não é questão de preço e sim de competência nossa em assumir ou não o projeto. E esse ponto entra um pouco no assunto de "porte do clinte". Não sei, mas eu não gosto dessa idéia de julgar a potência do nosso cliente e precificar em cima dela. Temos que precificar em cima da gente e não dos outros, em cima das nossas competências.

Se somos grandes ou nem tão grandes assim, temos que cobrar pela qualidade do nosso serviço, pela mão de obra solicitada pelo projeto...cobramos pelo nosso trabalho, por aquilo que iremos entregar. Claro, sempre de olho no mercado, aí é válida aquela idéia de ver preço de empresas seniores.

LIVRO!
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Tereza

Maria Tereza


Mensagens : 64
Data de inscrição : 24/05/2008
Idade : 34

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Nov 10, 2009 8:20 am

Enviei antes que eu perdesse tudo o que eu tinha escrito!Mas tenho mais coisas pra falar!hehehhe

E eu tbm não sei fazer aqueles quadrinhos com o que as pessoas falaram.. heheh

Lucas disse:

Acho que os principais pontos teriam a ver a quanto recurso humano o projeto exige da CONAQ, pois ao focar em um determinado projeto muitas vezes iremos deixar de realizar outros que poderiam ser mais rentáveis. Seria bem a questão do preço pela perda de oportunidade.


Gostei desse ponto que você colocou, Lucas.. é algo que deve ser pensado. Não sei bem como iríamos avaliar a rentabilidade dos nossos projetos, afinal, não temos uma quantidade tão grande assim de projetos, mas acredito que um dia teremos que fazer essa análise. Talvez esse ponto não caiba no nosso atual preço CONAQ, mas é interessante pensarmos nisso desde já, para o nosso futuro promissor

Tempo de duração do projeto:
Se um projeto não é tão complexo e o cliente não tem pressa, o preço poderia ser mais camarada. Porém, mesmo se não for tão complexo e o cliente quer em um curto espaço de tempo, aumenta-se o preço. Ok. Maaas, estamos a frente de uma situação nova e que, queira Deus, teremos mais pela frente e temos que analisar com carinho. Projetos complexos e longos. Qual seria a precificação ideal nesse caso? Cobrar pela complexidade e dar desconto pelo tempo? Teria que ter uma formuleta bem bacana para esses casos...

Outra coisa: O Gustavão citou a respeito da importância do projeto para o cliente, qual é o potencial de rendimento do nosso produto para ele. Assino em baixo, isso também deve ser levado em conta e leva "nota 3" pra mim.

Ufa, acho que terminei! Se eu lembrar de mais coisas, eu escrevo!
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriele




Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/09/2009

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeTer Nov 10, 2009 3:57 pm

Oi Gee,
Então, concordo com o Henrique no fato de algo não influenciar nada no preço da CONAQ, mas que podem influenciar muito, aí sim, esses fatores existem.

(_1_)Porte do cliente
(_2_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_2_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_2_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_1_)Tipo de matéria prima utilizada
(_1_)Análise em terceiros (quando existir)
(_1_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe

justificando:
Complexidade: como voce comentou, quanto mais dificil o projeto, quanto mais pessoas estao envolvidas com ele, maior deve ser o preco final.

Prazo: Acho que quanto menor o prazo, as pessoas do projeto terao que ficar mais tempo em cima dele, e talvez outras pessoas devem ser chamadas pra ajudar a realizar o projeto no prazo (de for um projeto complicado), o que também devemos levar em conta é que as pessoas responsáveis para tais cargos também estudam, o que ocupa também parte considerável de seu tempo. Nao sei se fui clara...

Gostei do que o Gustavao colocou, sobre o que o amigo dele disse de como elaborar os preços:

"eu observo o problema, vejo a solução, contabilizo o custo que vai gerar mudar (as vezes minimo) mas principalmente: quanto a empresa vai deixar de gastar ou vai ganhar com aquilo!"

Acho que isso dá pra ser considerado com cada item desse...

Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael
Administrador



Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/11/2008
Idade : 35

Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitimeDom Nov 15, 2009 7:38 pm

Olá Ge!

Em anexo vão as minhas considerações sobre o assunto.

(_1_)Porte do cliente
(_1_)Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto.
(_3_)Complexidade/dificuldade do projeto
(_3_)Prazo p/ realização do projeto
(_0_)Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento.
(_0_)Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado
(_0_)Tipo de matéria prima utilizada
(_0_)Análise em terceiros (quando existir)
(_0_)Grau de tecnologia que o cliente já dispõe


Porte do cliente:
concordo com o que alguns falaram aqui, para mim, o porte do cliente não deve influenciar no preço da CONAQ, pois fica muito difícil julgarmos a saúde financeira da empresa que vem nos procurar, porém acho sim que ela deve ter uma influencia, principalmente quando a proposta não for aceita e for preciso uma revisão do orçamento. Nesse caso, quando novas soluções forem buscadas para tentar reduzir o preço do projeto, acho que analisando o "porte" da empresa e a disponibilidade da CONAQ no momento, o preço possa ser reduzido para tentar captar e fidelizar o cliente, pois acredito que o melhor marketing que podemos ter é uma consultoria bem realizada.

Disponibilidade da CONAQ no momento do início do projeto: da mesma forma como disse anteriormente, acho que a disponibilidade da CONAQ deva ser avaliada, mas não no valor da primeira proposta e sim numa possível revisão do mesmo.
Como já disseram anteriormente não é a culpa do cliente que nós não tenhamos recursos suficientes para realizar o projeto, ou nós temos disponibilidade e fazemos por um preço pré-determinado ou não fazemos.

Complexidade/dificuldade do projeto e Prazo p/ realização do projeto:
Acho que esses dois pontos são unanimes na opinião de todos da CONAQ e na opinião de qualquer empresa de consultoria senior.


Dificuldade de encontrar professores e/ou consultores por área de conhecimento:
Acho que não deve entrar no preço até por que o orçamento do projeto só é feito após a definição de ambos, ou seja, aprovado ou não o projeto, o trabalho na busca destes colaboradores será realizado de qualquer forma.

Dificuldade em agendar o Laboratório a ser usado:
isso depende do laboratório, do tempo em que vamos utilizá-lo e a influencia que isso vai ter no andamento das atividades deles, por isso acredito que possa influenciar sim um pouco no preço.

Tipo de matéria prima utilizada:
não influencia o preço CONAQ.

Análise em terceiros (quando existir): também acho que não deve influenciar no preço da CONAQ, pois se ele for identificado anteriormente, ele já precisa ser contabilizado dentro do valor do projeto.

Grau de tecnologia que o cliente já dispõe:
Assim como os outros dois pontos anteriores, o auxílio e recursos que o cliente possa nos fornecer para o projeto já devem ser contabilizados anteriormente na montagem do orçamento. Caso essa contribuição seja muito grande ela devem entrar dentro da análise de complexidade do projeto.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Precificação - Preço CONAQ Empty
MensagemAssunto: Re: Precificação - Preço CONAQ   Precificação - Preço CONAQ Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Precificação - Preço CONAQ
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» precificação
» CONAQ em Pauta
» Vestimentas para a CONAQ
» Integração CONAQ!
» agenda da conaq

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Diretorias :: Administrativo-
Ir para: