CONAQ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONAQ

Fórum da CONAQ - Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Novo Objetivo Estratégico

Ir para baixo 
+6
Maria Tereza
Rodrigo Japa
lauraah
vala
Lucas
Maiara
10 participantes
AutorMensagem
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQui Set 03, 2009 5:16 pm

Olá, CONAQ, tudo bem?

Precisamos definir o nome do novo Objetivo Estratégico
criado no Planejamento Estratégico. Uma ideia que surgiu na época foi o nome "Pesquisa e Desenvolvimento", pois o Obj Estratégico era ligado com a criação de um Portfólio da Empresa, sendo que nesse portfólio deveriam constar Projetos que tínhamos o know-how escrito, ou seja: padronizado, detalhado...

Gostaria que todos aqui postassem suas ideias até o dia 12/09. Não deixem pra última hora, pois é ideal que geremos uma discussão nesse tópico.

Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeSáb Set 05, 2009 10:03 pm

Olá pessoas. Eu até gosto do nome desse objetivo como sendo pesquisa e desenvolvimento, porém eu acho que ele não passa a imagem que ele realmente é. A vantagem que eu vejo desse nome é que ele é mais "atemporal": acredito que inicialmente o novo objetivo será mais focado na questão de definir nosso portfólio bem claramente (nesse caso o nome não ficaria bom) e num segundo momento expandir esse portfólio (nesse caso o nome seria bem certinho).
Acho que um nome mais interessante seria algo como "Desenvolvimento do portfólio" pois acho que assim abrange esses 2 momentos.
Ir para o topo Ir para baixo
vala

vala


Mensagens : 25
Data de inscrição : 04/06/2008

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeSeg Set 07, 2009 2:42 pm

Concordo com o que o Lucas mencionou, o que acham de Definição de Portfólio?
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeTer Set 08, 2009 4:23 pm

Creio que "Desenvolvimento de Portfólio" é um, pouco mais abrangente e não foge do que queremos passar. Concordo com o Lucas.
Pessoal, mais opiniões!
Ir para o topo Ir para baixo
lauraah

lauraah


Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/07/2008
Idade : 34
Localização : Floripa/Lages/Painel/Criciuma

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQua Set 09, 2009 7:32 pm

olha, a explicação do Lucas foi boa mesmo.
No momento nao estou lembrando de nenhum nome melhor.Juro que vou pensar e posto aqui.
será que Desenvolvimento de novos portfólios? Desenvolvimento de atuais e novos portfólios?
Definição de portfólio de projetos de consultoria?

bom, joguei idéias, vamos ver o q rola de discussão.

Vala, não tem nada naqueles docs de anotação da RPE?

Bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQui Set 10, 2009 8:26 am

Os documentos estão comigo. Vou dar uma olhada e repasso a vocês.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Japa

Rodrigo Japa


Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/05/2008

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQui Set 10, 2009 3:41 pm

Só para registrar que também gostei do nome que o Lucas sugeriu!
Vou pensar mais sobre o objetivo estratégico para ver se surje alguma idéia...
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeSáb Set 12, 2009 5:21 pm

Outro nome que o próprio grupo que criou esse Objetivo Estratégico tinha sugerido é "Serviço de Consultoria Consolidado".
Fica para discussão.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Tereza

Maria Tereza


Mensagens : 64
Data de inscrição : 24/05/2008
Idade : 34

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQua Set 16, 2009 2:31 pm

Então, eu acho que só colocar definição de portfólio restringe muito. Eu sei que não podemos fugir muito da nossa realidade, mas também devemos pensar que um mapa estratégico serve para olharmos o futuro e não o presente.

Eu acho que "denifição de portfólio" é muito olhar o presente e nossas necessidades ATUAIS. O objetivo estratégico não é definir um portfólio e sim, nos preparamos para futuros projetos. Isso envolve avaliar a atual situação de mercado, pensar em futuros projetos.

Pra mim, definir portfólio é mais um plano tático (uma coisa que a gente precisa) pra alcançar esse objetivo maior (novos projetos)

Portanto, ao meu ver, "Pesquisa e Desenvolvimento" tem mais a ver com o real objetivo estratégico.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas




Mensagens : 39
Data de inscrição : 10/05/2009
Idade : 34
Localização : Florianópolis

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQui Set 17, 2009 10:31 am

Maria Tereza escreveu:
Então, eu acho que só colocar definição de portfólio restringe muito. Eu sei que não podemos fugir muito da nossa realidade, mas também devemos pensar que um mapa estratégico serve para olharmos o futuro e não o presente.

Eu acho que "denifição de portfólio" é muito olhar o presente e nossas necessidades ATUAIS. O objetivo estratégico não é definir um portfólio e sim, nos preparamos para futuros projetos. Isso envolve avaliar a atual situação de mercado, pensar em futuros projetos.

Pra mim, definir portfólio é mais um plano tático (uma coisa que a gente precisa) pra alcançar esse objetivo maior (novos projetos)

Portanto, ao meu ver, "Pesquisa e Desenvolvimento" tem mais a ver com o real objetivo estratégico.


Eza, mas tu não acha que "Desenvolvimento de Portfólio" abranja esses dois momentos? Tanto nossas necessidades atuais e nosso presente como visando o futuro?
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme P. Zim




Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/10/2008

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQui Set 17, 2009 11:56 pm

hum, concordo com o a eza, por isso, eu falo

Já que é um objetivo estratégico, que é para trabalharmos em cima dele, é o futuro, e desenvolver um portifolio é uma passo para termos um portifólio consolidado.

Pesquisa e desenvolvimento fica muito aberto, gostei da idéia, mas na minha visão eu não vejo ele como objetivo pois não esta bem claro, e o objetivo é algo que temos q focar, então eu acho q temos que ter um objetivo que seja o futuro, e que seja definido, para tomarmos medidas para alcança-lo.

Eu vou optar pelo que aMai falou, Serviço de Consultoria Consolidado, ou Portifólio Consolidado.
Ir para o topo Ir para baixo
Cirino

Cirino


Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/06/2009
Idade : 37

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeSex Set 18, 2009 12:06 am

Concordo com a Eza que "Desenvolvimento de Portifolio" parece um plano tático. O que poderiamos fazer para não acarretar esse pensamento é colocar "Desenvolvimento 'DO' Portifólio". No primeiro caso parece que estamos elaborando um portifolio, já no segundo soa como incrementar ou melhor o Portifólio, sendo assim o nome inclui qlquer momento que estivermos vivendo sendo agora ou no futuro.
Ir para o topo Ir para baixo
Lari M




Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2008

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeSex Set 18, 2009 9:49 am

Eu gosto de "Desenvolvimento de Portfólio".. Acho que passa bem a idéia que a gente quer.. Entendo por desenvolvimento uma atitude de pesquisa e refinamento, que seria o que faríamos, pesquisaríamos e estudaríamos agora, e depois íamos refinando (adicionando mais projetos).
Vou tentar pensar em mais nomes, e depois escrevo de novo aqui..
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Tereza

Maria Tereza


Mensagens : 64
Data de inscrição : 24/05/2008
Idade : 34

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeSex Set 18, 2009 10:10 am

Entendi o que vocês quiseram dizer...

Gostei da idéia do Zim de "Portfólio Consolidado"
Ir para o topo Ir para baixo
Mariane Bridi




Mensagens : 29
Data de inscrição : 09/10/2008

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeSeg Set 21, 2009 10:51 am

Concodo com o que o Zim e a Eza disseram,Desenvolvimento de Portfólio soa mais como um plano tático para o presente,já Porfólio Consolidado passa a idéia de um objetivo para o futuro.Também acho que deixaria mais espaço para planos táticos,pois para um ter Portfólio Consolidado não é o suficiente apenas desenvolver um portfólio,outras ações também devem ser tomadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo Japa

Rodrigo Japa


Mensagens : 35
Data de inscrição : 19/05/2008

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeQui Out 01, 2009 4:25 pm

Gostei da sugestão que o objetivo deveria se chamar "Portfólio Consolidado", pois nosso objetivo estratégico é ter um portfólio consolidado no futuro e para isso teríamos projetos táticos para o "desenvolvimento do portfólio".
Não queremos somente desenvolver nosso portfólio mas principalmente ter um portfólio consolidado no futuro. Como já disseram, temos que pensar além de somente desenvolver nosso portfólio.
Ir para o topo Ir para baixo
Maiara

Maiara


Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/10/2007
Idade : 34

Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitimeDom Out 04, 2009 3:31 pm

Olá, Galera

Muito obrigada pela opinião de todos.
Pelo andamento da discussão o objetivo estratégico se chamará "Portfólio Consolidado".
O Mapa Estratégico já foi enviado ao CONAQ geral pelo Zim.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novo Objetivo Estratégico Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Objetivo Estratégico   Novo Objetivo Estratégico Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novo Objetivo Estratégico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Planejamento Estratégico
» Planejamento Estratégico
» Planejamento Estratégico
» Planejamento estratégico
» Planejamento Estratégico - Colchões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CONAQ :: Comissões :: Planejamento Estratégico-
Ir para: